Leiam a seguir o que diz o prefeito dessa pequena
cidade ( no tamanho) porém (grande) amiga da bicicleta como
vocês poderão constatar nas fotos e vídeos por mim produzidos e aqui postados
da cidade de Erlangen.
Na foto o Prefeito de Erlangen pedalando para o trabalho.
|
"As medidas de incentivo ao uso da bicicleta foram premiadas por duas vezes com o prêmio de capital alemã de proteção à natureza e meio-ambiente em 1990 e 1991. A cidade foi desde então condecorada várias vezes como Comunidade Amiga da Bicicleta.Na longa tradição de Erlangen como uma cidade amiga da bicicleta também está incluído o mapa de ciclovias e ciclo faixas da cidade, que já está em sua sexta edição.Pela criação desse mapa eu, Siegfried Balleis prefeito de Erlangen, gostaria de agradecer ao Instituto de Desenvolvimento Urbano e Planejamento de nossa cidade o qual com certeza tem colaborado para que muitos passem a usar mais a bicicleta e com mais segurança e informação.Quem vai de bicicleta para o trabalho ou a utiliza durante o tempo de lazer não só faz bem para sua saúde, como protege o meio ambiente e reduz o tráfego de veículos na cidade. Além de Erlangen, muitos outros municípios reconheceram a importância da bicicleta como um meio de transporte que protege o meio-ambiente e favorece a saúde. No recém fundado grupo de trabalho “comunidades amigas da bicicleta” com base na Baviera a cidade dos Huguenotes (como Erlangen é conhecida) contribui com o seu know-how e assume a liderança desse grupo. Gostaria também de pedir para que todos os participantes no trânsito se respeitem. Somente assim a mobilidade na cidade se tornará ainda mais segura e agradável do que já é.Uma condução segura deseja,"
Dr. Siegfried BalleisPrefeito
Exemplos da infra estrutura cicloviária montada para dar condições de tráfego com as bicicletas a todos moradores e visitantes que optarem por utilizar a bicicleta como meio de transporte em Erlangen.
Em todos os cruzamentos as ciclofaixas são da mesma cor da usada nas calçadas, fora dos cruzamentos, é uma faixa branca demarcando-a.
Educar e ensinar a utilizar a bicicleta, desde criança.
Pátio de escola onde as crianças menores de 12 anos de idade recebem ensinamentos de como se comportar de bicicleta no trânsito.
E onde também a policia realiza exames de habilitação destas crianças.
Se aprovadas recebem permissão para conduzir a bicicleta na cidade desacompanhada, se não só poderáo conduzir a bicicleta acompanhada dos pais.
Apoio aos ciclistas
Oficina de bicicletas, onde o proprietário da bicicleta é
quem executa pequenos consertos acompanhado
pela supervisão de mecânicos competentes e poliglotas. A
oficina cede as ferramentas necessárias sem cobrar a mão de obra, cobra somente
o preço das peças trocadas.
Os mecânicos que lá trabalham o fazem voluntariamente e a
cada dia uma nova equipe se reveza. São 5 equipes de 6 pessoas. Na foto eu
mesmo tentando consertar a minha bike junto com a equipe de mecânicos
voluntários da sexta-feira, quando tive a oportunidade de conhecer duas pessoas
fantásticas e dedicadas no ensino da mecânica da bicicleta : Howard e Heiner um
dos fundadores da oficina.
Na foto ao lado, o mecânico Howard com quem fiz uma rápida amizade e as brincadeiras foram surgindo.
Parabéns para estes mecânicos que dedicam voluntáriamente 3 hs semanais do tempo deles para instruir e ajudar aos ciclistas de Erlangen e visitantes, num clima alegre e descontraído. Mecânicos poligotas, pois muitos estrangeiros vivem e visitam Erlangen.
Parabéns para estes mecânicos que dedicam voluntáriamente 3 hs semanais do tempo deles para instruir e ajudar aos ciclistas de Erlangen e visitantes, num clima alegre e descontraído. Mecânicos poligotas, pois muitos estrangeiros vivem e visitam Erlangen.
Suportes para manter as bicicletas suspensas localizados do
lado de fora da oficina para que os próprios ciclistas executem o conserto ou manutenção
de sua bicicleta quando os da parte interna estiverem todos ocupados ou se o
cliente preferir executar o serviço na parte externa.
A oficina fornece toda ferramenta necessária aos ciclistas. Foto ao lado, lê-se : Ferramentas. Utilize-as e as coloque aqui.
A oficina fornece toda ferramenta necessária aos ciclistas. Foto ao lado, lê-se : Ferramentas. Utilize-as e as coloque aqui.
Infraestruturas cicloviárias na cidade.
O ciclista encontra paraciclos em todo lugar a que se destina, seja a passeio, a compras ou a lazer. Na foto estaciono a minha bike em frente a um centro comercial
|
Paraciclos em supermercados ejunto a bares e restaurantes no lugar de uma vaga de estacionamento de autos com proteção às bicicletas para que os carros ao estacionar não cheguem junto das mesmas (placa vermelha e branca protegendo as bicicletas da aproximação excessiva do carro).
Mapa da infra estrutura de ciclovias, ciclofaixas e ruas
compartilhadas abrangendo todas as vias da cidade. O ciclista pedala pela
cidade com 100% de segurança, pois todas as vias são devidamente sinalizadas e
os motoristas dos veículos obedecem à prioridade que a bicicleta tem sobre os
mesmos. Assim também como os ciclistas respeitam os pedestres, dando prioridade
aos mesmos nas vias compartilhadas. A cidade é toda interligada por ciclofaixas e ciclovias onde quer que você vá. Os traços vermelhos no mapa são ciclofaixas e ciclovias, na cidade, no campo, nas florestas e ao longo dos rios e estradas.
Na necessidade de alugar
bicicletas existe o serviço o qual é prestado pela DB empresa estatal
que administra os transportes coletivos na cidade. Este posto está situado na
estação ferroviária principal da cidade.
|
Um comentário:
MUITO BOM O CONTEÚDO DO SEU BLOG SOBRE AS BICICLETAS EM PEDRO LEOPOLDO....JÁ PASSOU DA HORA DE SURGIREM PROPOSTAS CONCRETAS DO PODERE PÙBLICO EM TERMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AO USO DAS BICICLETAS POR AQUI...
PARABÉNS MEU QUERIDO PAULO... ADIMIRO MUITO O SEU TRABALHO...CONTINUE SEMPRE FIRME NESTE SAUDÁVEL E IMPORTANTE PROJETO...
Postar um comentário