Você já pensou em como suas escolhas e atitudes
influenciam na dinâmica da cidade em que você vive?
Há um consenso de que o trânsito nas cidades
brasileiras está mais complicado a cada dia. O assunto aparece em todas as
rodas de conversa. Mas o que cada um de nós está fazendo para mudar essa
realidade?
A mobilidade urbana, o modo e a velocidade com que nos
deslocamos, determina uma parcela significativa de nossas vidas. No caso
específico de nossa cidade, Pedro Leopoldo, na hora de sair de casa de manhã para
o trabalho, na hora do almoço ou ao fim do expediente, são os momentos de maior
concentração de veículos em nossas ruas as quais não estão suportando mais a
quantidade em circulação e em breve com o contínuo aumento do número de
veículos, (média de 140 por mês), não
teremos mais condições seguras e tranqüilas de transitar na cidade. Todos os
dias da semana serão iguais aos sábados pela manhã ( e você já notou como
fica nossa cidade aos sábados pela manhã?)
Assim direta ou
indiretamente considerando o meio de deslocamento, a distância e o tempo que
vamos levar em nossos deslocamentos teremos que pensar, refletir e escolher o
melhor meio de transporte que devemos utilizar naquele momento, a fim de
podermos contribuir com a dinâmica da cidade em que vivemos. E os resultados
poderão ser vistos nas ruas das cidades, todos os dias.
Andar a pé e usar a bicicleta podem ser ótimas opções para driblar o estresse. Optando por uma dessas alternativas, além de melhorar sua saúde e a dos outros, diminuindo a fumaça e o barulho, você conhece melhor sua cidade. Quem caminha sabe que, mesmo repetindo o trajeto, há sempre um detalhe novo que não havia sido percebido antes.
O transporte coletivo também é uma opção válida: um
ônibus ocupa o espaço equivalente a três carros e leva pelo menos dez vezes
mais pessoas. Além disso, utilizar o transporte público contribui
significativamente para a redução de congestionamentos e da emissão de gases
poluentes. Outra alternativa são as caronas. Você já reparou, quando espera o
sinal abrir para atravessar uma rua, em quantos carros passam com apenas uma
pessoa dentro? E se metade deles fosse ou desse uma carona para o vizinho ou
colega de trabalho?
Uma cidade é o reflexo de sua população. São pequenas
atitudes individuais que, se somadas e compartilhadas, podem resultar em
mudanças grandes. A mobilidade urbana é uma questão de planejamento urbano e
políticas de governo, mas também de consciência e escolha pessoal de cada um de
nós.
Aqui vai um recado para a atual administração pública
de nossa cidade. A primeira de muitas sugestões que darei para que tenhamos
mais pessoas utilizando a bicicleta e menos o carro e também educar a todos para uma convivência
harmoniosa no trânsito e o respeito das leis de trânsito e de um modal pelo
outro: - seguir o exemplo que muitas cidades brasileiras estão seguindo ou
seja; implementar ciclofaixas temporárias em grande trecho (a ser definido) nos finais de
semana e feriados nacionais, onde as pessoas passariam a utilizá-las para fazer
suas pequenas compras, passeio, visitar amigos, etc... e assim aos poucos irem
se acostumando a pedalar em convivência com os carros em faixas exclusivas para as bicicletas.
Ciclofaixa temporária todos os domingos e feriados, uma solução para a educação prática do trânsito. |
Mais uma vez, obrigado a todos e em especial a ti Pai por mais uma postagem.
Um comentário:
Se a administração de PL conseguir implantar a ciclofaixa de lazer já seria um importantíssimo primeiro passo.
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