segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

37 - REFLEXÃO (III) - A Conscientização ou a morte das cidades.

Chegamos numa bifurcação onde teremos que escolher uma das duas opções: A CONSCIENTIZAÇÃO OU A MORTE DAS CIDADES.
Os Americanos estão escolhendo a primeira opção, e nós quando faremos o mesmo?
Veja e leia artigo publicado na revista bicicletas.

Para salvar a cidade… bicicletas!




Não é novidade que a bicicleta promove incontáveis benefícios para as pessoas e para as cidades. E Nova York, a “Big Apple” americana, está apostando nela para se renovar e aderir de vez à cultura do transporte sustentável. 






A população passou a contar, em junho, com 6 mil “citi bikes”, distribuídas em 333 estações de Manhattan ao Brooklyn. A iniciativa não vai parar por aí, pois a meta é disponibilizar 10 mil bikes em 600 estações, o que pode tornar o projeto um dos maiores do mundo

Mas não basta ter bicicleta. Segurança e infraestrutura são incentivos fundamentais na tomada de decisão entre o carro ou a magrela. Em cinco anos, o governo local instalou mais de 400 km de ciclovias para que o tráfego ocorra.
Iniciativas para devolver o espaço urbano para as pessoas também foram feitas, como a proibição de carros na Times Square, as sinalizações priorizando o pedestre e as ciclovias na Columbus Square e na Delancey Street.
Devolver a cidade para as pessoas e, por que não, para o transporte não motorizado, muda a cultura e a relação das pessoas com a cidade para melhor.
Antes e depois: Columbus Circle foi totalmente repaginada para priorizar pedestres e transporte sustentável. 
Columbus Circle. Como consequência, mais segurança viária. 
Ciclovia em NYC: incentivo para deixar o carro na garagem. 
Na Times Square, os carros foram substituídos… por pessoas! 
Delancey Street: pedestre em primeiro lugar.

E por que não fazermos o mesmo aqui em nossa cidade? Pelo ao menos como experiência aos Sábados pela manhã no trecho da Comendador Antonio Alves compreendido(veja esquema abaixo) entre a Herbster e a São Sebastião. Saíamos do discurso e vamos à ação. Não tenhamos medo de mudar e experimentar, só assim saberemos o que é melhor para as pessoas da cidade de  Pedro Leopoldo.

Grato mais uma vez pela leitura. Deixe seu comentário sobre a proposta acima. Você estará contribuindo para mudarmos nossa cidade com objetivo de torná-la mais humanizada.
Grato a ti também Pai por me orientar em mais uma postagem.

2 comentários:

Gisnaldo Amorim e Junia Sales disse...

APOIO NA ÍNTEGRA ESTA PROPOSTA...ACHO ELA MUITO BOA...AINDA MAIS, QUE TAL PROPOSTA, TEM TUDO PARA TER UM CARÁTER EDUCATIVO, POIS MUITOS CIDADÃOS PRECISAM ENTENDER, E VER SENTIDO QUE CIRCULAR DE BICLETA PELO CENTRO DE PL E ADJACÊNCIAS É UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, PARA PESSOAS QUE CRIARAM O PÉSSIMO HÁBITO DE ANDAR DE CARRO PARA COMPRAR PÃO NA PADARIA HÁ POUCOS METROS DE SUA CASA. EM TEMPOS DE EFEITO ESTUFA E ILHAS DE CALOR NAS CIDADES A ECONOMIA DE COMBUSTÌVEL É FUNDAMENTAL E OS AUTOMÓVEIS JOGAM MUITO CO2 NO AR, DEIXANDO A CIDADE MAIS QUENTE E POLUÍDA..QUEM JÁ CRIOU FILHOS PEQUENOS POR AQUI, JÁ SENTIU NA PELE O QUE ESTOU FAZENDO MENÇÃO...

Unknown disse...

Excelente post. Muito legal, conhecer esta experiência de NY.