segunda-feira, 2 de maio de 2016

# 101 -Infraestrutura para uma mobilidade eficiente.

A bicicleta representa estacionamentos menores. A bicicleta representa ruas de fluxo mais livre e sem poluição!


Uma cidade cuja mobilidade possui qualidade e eficiência traz frutos positivos para a sociedade. Mais bicicletas nas ruas, com a devida segurança em foco, traria menos engarrafamentos, também resultaria em vias menos saturadas em horário de pico, e outros tantos benefícios, já de conhecimento geral. Esta melhoria envolve todas as classes sociais, então, percebe-se a importância da bicicleta como proposta de mobilidade para a sociedade Pedro Leopoldense.
Para a bicicleta ser uma opção em trânsito, algumas questões devem andar combinadas de forma satisfatória. É preciso que as vias comportem os ciclistas de forma segura, seja pela educação dos condutores e pedestres ou por espaços adequados para a finalidade ciclística e que os ciclistas também cooperem e tenham ética ciclística.(ciclo ética)
A mobilidade não se restringe às vias! Muitas vezes o ciclista dispõe do interesse em utilizar a bicicleta como veículo, mas chegando ao destino encontra outro problema. Onde colocar a bicicleta? Possuir um local adequado para acomodar a magrela e desta forma ir ao encontro do real objetivo parece ser outro grande desafio do ciclista em PL. A solução é muito mais simples que a própria mobilidade, no entanto, este é um assunto completamente esquecido por grande número de comerciantes de Pedro Leopoldo. Por várias vezes, tenho alertado pessoalmente a alguns grandes comerciantes, alertando-os da necessidade para o seu comércio e para a cidade, mas até então os mesmos ainda não perceberam a utilidade de tal medida. Perdem com isto, o comerciante que deixa de atender e a cidade que deixa em alguns casos, de ganhar mais um ciclista e menos um carro.
Lagoa Center, estacionamento para 200 veículos motorizados e zero para a bicicleta.
Raras são as empresas e instituições, públicas ou privadas, que oferecem algum tipo de estacionamento seguro para a bicicleta. Obviamente, a questão segurança depende de cada localidade. No Brasil, devido à precariedade cultural e à impunidade, evidencia-se o grande número de furtos de bicicletas, mesmo quando acorrentadas em determinados locais. Já em outros lugares do planeta, nem mesmo se utiliza trava de segurança, pois cada um sabe o que lhe pertence e respeita o bem alheio.
Aproveito para aqui relacionar e parabenizar os estabelecimentos que incentivam a mobilidade em nossa cidade com fornecimento gratuito de locais (paraciclos) para que o ciclista estacione a sua bicicleta enquanto executa a atividade que motivou o seu deslocamento. São eles:
ü  SENAI            
ü  SESI
ü  LACOAN
ü  BANCO DO BRASIL
ü  CURSO NINA
ü  SINTCOMEX
ü  LABORATÓRIO D. BOSCO
ü  TREE COMPUTAÇÃO
ü  CLUBE SOCIAL
ü  RODOVIARIA
ü  ESCOLA DE TÊNIS
ü  CENTRO MÉDICO
ü  SUPERMERCADO PIFONSO
ü  SUPERMERCADO BH
ü  ESCOLA FAZENDA MODELO
ü  MY SHOPPING
ü  ACADEMIA MAIS
   ACADEMIA PULSAR



Nenhum comentário: