domingo, 3 de fevereiro de 2019

# 128 -PARA MIM, ISTO É PARAÍSO!


Calle Mellado before and after the implementation of the scheme.
Em Pontevedra, a trilha sonora usual de uma cidade espanhola foi substituída pelo tweet dos pássaros e pela tagarelice dos humanos.
As pessoas não gritam em Pontevedra - ou gritam menos. Com tudo menos o tráfego mais essencial banido, não há motores de aceleração ou buzinas, nem rosnados metálicos de motos ou o barulho de pessoas tentando se fazer ouvir acima do barulho - nada da trilha sonora usual de uma cidade espanhola.

O que se ouve na rua é o tweet dos pássaros nas camélias, o tilintar das colheres de café e o som das vozes humanas. Os professores reúnem crocodilos de crianças pequenas do outro lado da cidade sem o medo constante de que um deles vá para o trânsito.
"Escute", diz o prefeito, abrindo as janelas de seu escritório. Da rua abaixo sobe o som das vozes humanas. “Antes de me tornar prefeito, 14.000 carros passavam por essa rua todos os dias. Mais carros passaram pela cidade em um dia do que pessoas morando aqui. ”

Miguel Anxo Fernández Lores é prefeito da cidade galega desde 1999. Sua filosofia é simples: possuir um carro não lhe dá o direito de ocupar o espaço público.

"Como é possível que idosos ou crianças não consigam usar a rua por causa de carros?", Pergunta César Mosquera, chefe de infra-estrutura da cidade. "Como pode ser que a propriedade privada - o carro - ocupe o espaço público?"
Lores tornou-se prefeito depois de 12 anos de oposição, e dentro de um mês havia feito zonz de pedestres em todos os 300 mil metros quadrados do centro medieval, pavimentando as ruas com lajes de granito.

"O centro histórico estava morto", diz ele. “Havia muitas drogas, estava cheio de carros - era uma zona marginal. Era uma cidade em declínio, poluída e havia muitos acidentes de trânsito. Estava estagnado. A maioria das pessoas que tiveram a chance de sair o fez. No começo, pensamos em melhorar as condições de trânsito, mas não conseguimos elaborar um plano viável. Em vez disso, decidimos retomar o espaço público para os moradores e, para isso, decidimos nos livrar dos carros ”.

Eles pararam  com os carros atravessando a cidade e se livraram do estacionamento na rua, já que as pessoas procurando por um lugar para estacionar é o que causa mais congestionamentos. Eles fecharam todos os estacionamentos de superfície no centro da cidade e abriram os subterrâneos e outros na periferia, com 1.686 lugares gratuitos. Eles se livraram dos semáforos em favor das rotatórias, estenderam a zona livre de carros da cidade velha para a área do século XVIII e usaram o tráfego para acalmar as zonas externas para reduzir o limite de velocidade para 30 km / h.

Os benefícios são numerosos. Nas mesmas ruas onde morreram 30 pessoas em acidentes de trânsito de 1996 a 2006, apenas três morreram nos 10 anos subsequentes, e nenhuma desde 2009. As emissões de CO2 caíram 70%, quase três quartos do que eram viagens de carro agora são feitas em a pé ou de bicicleta, e enquanto outras cidades da região estão encolhendo, o centro de Pontevedra ganhou 12.000 novos habitantes. Além disso, a permissão de planejamento para grandes centros comerciais significou que as pequenas empresas - que em outros lugares não puderam resistir à prolongada crise econômica da Espanha - conseguiram se manter à tona. - Artigo publicado no The Guardian.

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