Bem, com certeza os ciclistas dirão que sim, já os que amam o automóvel dirão que não, e aqueles que não utilizam nem a bicicleta e nem o automóvel, dirão que à pé é mais gostoso, mais saudável, mais econômico e mais divertido.
O fato é que cada um tem a sua preferência e o seu hábito de locomover-se e eu respeito. Nos dias de hoje, como foi citado em postagem anterior, a maioria prefere o automóvel à qualquer outro meio de se locomover. Quero deixar bem claro aqui, que não sou contra o automóvel, mas sim contra o seu uso indiscriminado. E isto vem tornando o transito de todas as cidades brasileiras caótico pois provoca; aumento de poluição tanto do ar quanto sonora, aumento de acidentes graves, aumento de obesidade para o seu condutor, piorando a saúde do mesmo e de todos devido a emissão de CO2 também.
Vivemos em uma sociedade que cultivou o hábito de ver o automóvel como um simbolo de status, ignorando o papel de outros modais de deslocamento na mobilidade urbana.
Cada um dos outros modais tem um papel importante, quando se trata de mobilidade urbana sustentável.
A caminhada assim como a bicicleta, proporcionam a quem faz uso delas para o seu deslocamento diário, uma grande melhora na qualidade de vida, não poluindo, promovendo a inclusão social, minimizando custos de mobilidade, melhorando a saúde tanto física quanto mental, das pessoas.
E na cidade onde moramos, que em sua área central é toda plana e de dimensão pequena é ideal para esses dois tipos de modais de deslocamento. E por que então as pessoas utilizam tanto o automóvel para o deslocamento na área central?
Em minha opinião, porque o automóvel traz status, e a ideia de utilizar a bicicleta está ligada à pobreza.
Mas se pedalar traz tantos benefícios, por que então as pessoas não utilizam mais a bicicleta como meio de transporte, já que a área central como disse, é plana e de dimensões acanhadas?
Sim é triste perceber que muitas bicicletas estão enferrujando na garagem de casa, pelo receio que se tem de sofrer um acidente nas vias repletas de carros, motos e caminhões.
Me lembro bem que Pedro Leopoldo sempre foi conhecida em toda Minas Gerais como a cidade das bicicletas. Eu, por exemplo quando aqui cheguei, vindo de Niterói, para fixar residencia e trabalhar na Fábrica de Tecidos em 1975, usava diariamente a bicicleta para me deslocar até o trabalho. Depois vieram os filhos(3) e eles também se deslocavam para a escola em suas bicicletas acompanhados pelo pai, ensinando-os a se comportar no transito a fim de evitar algum acidente.
Para nós ciclistas, no início quando aprendemos a pedalar era o prazer... lembra? Aposto que sim. Quando aprendemos a equilibrar sobre as duas rodas de uma bicicleta que ganhamos de nossos pais ou do Papai Noel.
Depois, crescemos e a bicicleta vira tantas outras coisas na nossa vida: meio de transporte, recomendação médica, instrumento de trabalho, hobby, atividade esportiva... etc.
Essa máquina maravilhosa do século 19 tem a capacidade de se encaixar em todo tipo de gente: rico ou pobre, homem ou mulher, velho ou criança, que nos dias de hoje, estão com pouca ou nenhuma segurança em pedalar por uma cidade tão propícia a isto.
Temos que resgatar o antigo hábito de pedalar, não só como prazer mas também para realizarmos algumas atividades cotidianas aumentando o número de pessoas pedalando e diminuindo o de pessoas dirigindo e poluindo o ar, melhorando assim, o fluxo no já tão problemático transito de Pedro Leopoldo.
Convido-o a assistir mais um vídeo e deixar o seu comentário sobre o artigo.
Obrigado mais uma vez e até a próxima postagem.
Que Deus nos guie e nos confie a sabedoria de conseguirmos o nosso objetivo.
Amém.
5 comentários:
Realmente temos que mudar nossos hábitos pois eu mesmo utilizo o meu para qualquer trem que faço na cidade.
Ficou muito legal esse novo plano de fundo,e achei muito legal sua análise como vemos os automóveis e bikes hoje em dia,que pena que moro em uma cidade cheia de montanhas e não posso usufruir do benefícios que a bicicleta pode nos proporcionar, por isso acho que a população de Pedro Leopoldo deveria aproveitar melhor essa grande vantagem que tem sobre a maior parte das cidades de Minas Gerais que é ter um centro muito plano. Parabéns pelo seu Blog e pelos seus artigos muito interessantes!
Esse texto ficou muito bom,adorei o video.
Die Verkehrssituation in der Stadt Pedro Leopoldo ist die gleiche wie in vielen Städten auf der Welt. Die Behörden ignorieren das Problem oder haben kein Geld für notwendige Lösungen. Deshalb ist es wichtig, das engagierte Einwohner die Initiative ergreifen und mit Gleichgesinnten auf die Verantwortlichen öffentlichen Druck erzeugen. Ich wünsche Herrn Netto viel Erfolg in seinen Bemühungen!
Thank you a lot Mr.Henkel for your comments.
Aqui está a tradução do comentário do Sr. Wilfried Henkel, de nacionalidade alemã onde as bicicletas são muito usadas como meio de transporte.
Diz o Sr Wilfried Henkel:
"A situação do trânsito na cidade de Pedro Leopoldo é o mesmo que em muitas cidades ao redor do mundo. As autoridades ignoram o problema ou não tem dinheiro para soluções necessárias. Por isso, é importante tomar a iniciativa e criar a população comprometida com a mesma opinião para uma pressão pública sobre as autoridades. Desejo Sr. Netto sucesso em todos os seus empreendimentos!"
Postar um comentário