Onde do total de pessoas entrevistadas, 46% utilizam o carro para as suas tarefas diárias, 21% utilizam a bicicleta, 17% utilizam a caminhada, 10% utilizam o transporte coletivo, e 6% utilizam a motocicleta.
Dos 46% que utilizam o carro, 68% usariam mais a bicicleta e menos o carro, caso existisse estrutura cicloviária na cidade. Pelos números apresentados, conclui-se que: há uma forte demanda pelo uso da bicicleta, a qual está reprimida pelo receio ao carro.
Depois que aposentei em agosto de 2012, uso a bicicleta como principal meio de transporte todos os dias,(antes utilizava só nos fins de semana) seja me locomovendo para lecionar aulas de inglês, seja para pequenas compras, para ir ao banco, para visitar amigos, passear pela cidade, como exercício físico(prescrição médica). Pedalo uma média de 9 km diário e 243 km mensal pois somente em 3 dias por mês não pedalo.
Foi a melhor coisa que fiz. Hoje sou menos estressado, mais produtivo e criativo e, meu condicionamento físico e saúde só melhoram. Indico para todos.
Reconheço que não é fácil usar a bicicleta tranquilamente aqui em PL porque é como se elas infelizmente, não existissem, pois não existem vias voltadas para o uso da mesma como meio de transporte.
Em Pedro Leopoldo, o trânsito na via principal em determinadas horas é intenso, e à medida que for intensificando mais, maior será o número de pessoas que irá migrar para meios de transportes "mais seguro" e deixará a bicicleta. Isto é fato, pois o aumento de veículo motorizado na cidade, cresceu a uma taxa de 10% ao ano a partir de 2007 até 2012 (fonte Denatran),alcançando atualmente um total de 25.300 veículos motorizados, que em breve serão muito maior que a capacidade de nossas vias e aí é que gostaria de saber como iremos resolver o problemão. Srs. administradores acordem e pensem no futuro próximo antes que seja tarde. Estou aqui como voluntário para ajudar no que for possível.
Isto é muito triste porque mais poluída e doente ficará a nossa cidade (lembram de automópolis?), gerando uma carga de estresse enorme nas pessoas que por ela circulam, tanto faz se de automóvel, a pé, de ônibus, de moto ou de bicicleta.
Agora eu pergunto: É isto que queremos para a nossa cidade, para os nossos filhos, netos e bisnetos?
Há uma saída para esta situação?
Há pessoas alertas, pensando em uma solução para a imobilidade que em breve se instalará aqui?
Na próxima postagem tentarei responder as perguntas aqui formuladas. Aceito sugestões de respostas às perguntas nos comentários.
Grato pela leitura, mais uma vez.
Que Deus continue a me iluminar para que eu possa contribuir e ajudar a todos que aqui vivem.
Amém.
Há pessoas alertas, pensando em uma solução para a imobilidade que em breve se instalará aqui?
Na próxima postagem tentarei responder as perguntas aqui formuladas. Aceito sugestões de respostas às perguntas nos comentários.
Quem utiliza a bicicleta tem a oportunidade de se comunicar mais e ser mais social. |
A integração é maior e o convívio mais saudável, pois se desfruta mais da natureza. |
Grato pela leitura, mais uma vez.
Que Deus continue a me iluminar para que eu possa contribuir e ajudar a todos que aqui vivem.
Amém.
2 comentários:
Inicialmente de se observar que usuários de bicicletas, automóveis, motocicletas, coletivos ou mesmo pedestres, todos, absolutamente todos, estão sujeitos as leis de trânsito (CBT) dentre as quais a mão de direção, coisa absolutamente ignorada pelos ciclistas em Pedro Leopoldo. Por mais saudável e ecologicamente correto que seja, o ciclismo e os ciclistas não estão acima da Lei. Saudações Silvio.
Escolhi a cidade de Pedro Leopoldo para morar,criar,casar meus filhos e ver meus netos nascerem e passear de bicicleta como antigamente,hoje eu só ando aos domingos.Espero de verdade que todos estejam voltados para refletir suas palavras e arregaçar as mangas e ajudar na divulgação.
Avante para Uma Nova Cidade.
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