sexta-feira, 24 de maio de 2013

10- Como aumentar os espaços, para um número cada vez maior de carros em circulação ?

Êta perguntinha difícil de ser respondida, não acham?
Ainda mais com a verticalização que estamos presenciando em PL, e o crescimento de investimentos no vetor norte próximo a nossa cidade, nos arredores mesmo... o que isto irá trazer junto? Mais automóveis, é claro. Então não tenho resposta para a pergunta do título acima, tenho sugestões que acredito possam diminuir o numero de carros em transito o que equivale a um "aumento" do espaço urbano.
Um bom exemplo disto, pesencio e convivo todo ano ao visitar a pequena cidade Alemã de Erlangen ( 98.000 habitantes) onde minha filha vive há 6 anos. Lá, os alemãs conseguiram resolver os problemas de trânsito construindo uma malha cicloviária de altíssima qualidade por toda cidade. Uma enorme quantidade de pessoas circulam de bicicletas para todos os fins e principalmente para o trabalho. É uma delícia pedalar por lá. Lhe dá uma segurança e tranquilidade, onde todos respeitam as leis de trânsito e sinalizam quando mudam de direção.

De bike até o shopping center  da cidade
De bike até a estação trem p/ compra ticket
Na feira de verduras, frutas e legumes


À espera trem para ir de bike à outra cidade
Bikes estacionadas estação trem
Outro estacionamento estação trem





Cruzamento com bike box 
Trabalhadores indo trabalhar
Via compartilhada de 30km/h
 Na cidade alemã de Erlangen executivos de firmas de ponta vão trabalhar pedalando, isto ninguém me contou não, presencio toda vez que visito minha filha lá. 
Estacionamento na Siemens setor de desenvolvimento de projetos.
Agora um texto para comprovar o que postei em edições anteriores. A solução que cidades com visão de futuro encontraram para "aumentar o espaço" para um número cada vez maior de veículos em circulação.

Solução em duas rodas.- (artigo publicado na super interessante Dez/12)
Onipresentes no norte da Europa, elas já começaram a mudar hábitos nas capitais brasileiras. Entenda a revolução das bicicletas.
As bicicletas representam uma revolução no jeito de andar pela cidade. Elas solucionaram o trânsito diário de metrópoles dos quatro cantos do planeta. E não estamos falando de passeios no parque.
Na Holanda, 45% dos trabalhadores usam este meio para ir trabalhar. O mesmo vale para as crianças na hora de ir para a escola: metade vai pedalando. Em Copenhagen, na Dinamarca, é a mesma coisa bem como em diversas cidades da Alemanha. 
Mas como estes lugares conseguiram pedalar tão longe? Primeiro, eles contam com políticas públicas que incentivam o uso das bicicletas. Os ciclistas de Paris, por exemplo, têm à disposição uma frota de 20 mil bicicletas espalhadas em 1,8 mil pontos de aluguel pela cidade - daqueles em que você pega a bicicleta num ponto e pode devolvê-la em qualquer outro. A cada 300 metros os parisienses encontram uma central dessas. 
Chamado de Vélibi, o projeto que disponibiliza as magrelas começou em 2007. Desde então, foram 131 milhões de viagens, e o número de ciclistas aumentou 41%. Hoje, o programa serve como exemplo para outras cidades e afirmo de forma clara: coloque as bicicletas à disposição do público, e construa infraestrutura adequada e as pessoas começam a usá-las.
Existe ainda outro ponto importante nesta mudança de comportamento. Não basta o meio de transporte, os ciclistas precisam de lugares para pedalar.
Novamente os europeus são especialistas no assunto. Amsterdã conta com 400 km de ciclovias. No Brasil, o cenário ainda está longe de ser perfeito. Parece que estamos perto do ideal quando vemos que o Rio de Janeiro tem 290 km de ciclovias. Mas os números enganam: a capital carioca é enorme, tem 1 260 km2, enquanto a pequena cidade da Holanda mede 166 km2.  Ainda falta muito. Mas já demos as primeiras pedaladas.
Há três anos, São Paulo contava com apenas 5 km de ciclofaixas. Os caminhos fizeram sucesso, chegando a atrair 100 mil pessoas aos domingos ( um número marcante para uma capital viciada em carros). E hoje os pedaços de chão reservado às bicicletas alcançam 108 km. Apesar de ainda não serem usadas no dia a dia (elas abrem apenas aos domingos e feriados), as ciclofaixas realizam uma missão importante: acostumam os paulistanos a pedalar, a conviver com o espaço dos ciclistas e a respeitarem as leis de transito devido a fiscalização e orientação de agentes de trânsito treinados.
Ainda temos de pedalar muito para alcançar os europeus. Mas, com iniciativas como a ciclofaixa, o caminho para uma cidade de ciclistas parece estar mais curto. 
E nós Pedro Leopoldenses que moramos numa cidade pequena, onde a região central tem uma via principal que mede somente 2 km e vias transversais a esta que medem no máximo 900 m, toda plana, perfeitamente ciclável e sem condição segura de deslocarmos usando a bicicleta, tendo que disputar um lugar na via com os veículos motorizados, muito mais pesados e velozes?
Não é uma enorme frustração e um grande risco de acidente?  

Sugiro que comecemos igual a São Paulo com ciclofaixas móveis aos sábados à tarde, aos domingos pela manhã e nos feriados nacionais pela manhã para irmos educando os ciclistas, pedestres e motoristas a uma convivência pacífica, cada um respeitando o espaço do outro e todos se educando quanto ao respeito pelas leis do trânsito. Que tal? 

Uma certeza eu tenho, é a de que se conseguirmos daqui a algum tempo com o uso destas ciclofaixas operacionais, melhorar a educação dos que transitam em Pedro Leopoldo fazendo com que respeitem mais as leis de trânsito e conseguir dos poderes legislativo e executivo da cidade, implementar ciclofaixas e ciclovias em PL tão propicia ao uso da bicicleta, onde já existe uma história e cultura que nos conduz à pedalar.
Somando-se a tudo isso, há também uma demanda ao uso da bicicleta a qual  está reprimida pelo excesso de veículos em nossas vias (fato este constatado em pesquisa junto à população), aí sim, terei condições de ter respondido à pergunta do título dessa postagem. 

Obrigado por ler esse artigo. Se gostou favor divulgue aos amigos.

Obrigado a ti também Pai, por mais uma luz e que a mesma ilumine a mente dos responsáveis pela nossa querida cidade para que entendam e abracem o que estou tentando mostrar em prol de todos os moradores de PL.
Amém



          

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