Crescimento da frota de veículos em Pedro Leopoldo
Fonte: Denatran. Projeção
Ano: 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2016 2020
Ano: 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2016 2020
Jan 12775
Dez 13388 14193 15642 17420 19159 21060 23159 25148 32700 38900
Aqui podemos ver que em 8 anos, de janeiro de 2005 a dezembro de 2012, houve um aumento na frota de veículos motorizados de praticamente 100% ( 97% na realidade). E fazendo-se uma projeção para o ano de 2016, teremos mais 7600 veículos motorizados circulando no mesmo espaço viário. E em 2020, mais 13.800 veículos em relação à dezembro de 2012.
Além dos veículos internos circulam também em nossas vias uma quantidade bem grande de veículos de outras cidades cujos condutores aqui vêm para trabalhar, passear, fazer compras, etc...
Fica aqui o meu alerta para a administração da cidade: Algo deve ser feito em tempo para evitarmos um colapso na área de mobilidade em
nossa cidade.
Atualmente, os carros tomam conta cada vez mais das
ruas em todas as cidades do Brasil. O aumento do poder aquisitivo da população,
o crescimento da classe média, e as facilidades de financiamento de um
automóvel, estão colaborando para que as ruas e avenidas de todas as cidades
brasileiras ganhem cada vez mais veículos e Pedro Leopoldo não fica atrás.
Aqui, já vemos os primeiros problemas de trânsito em
alguns momentos do dia em determinadas ruas. Apesar da cidade ter algumas vias
largas, ela não foi planejada para escoar um grande número de veículos. Acho
que quem pensou Pedro Leopoldo certamente acreditava que ela nunca fosse
crescer.
É sabido por todos também do rápido progresso que o
vetor norte da Grande Belo Horizonte está tendo e o crescente desenvolvimento
de áreas ao redor da nossa cidade e a verticalização dentro da mesma, o que
trará junto muito mais veículos a circular por nossas vias já tão congestionadas.
Claro que para quem gosta e tem carro, só vê
vantagens: praticidade, liberdade e rapidez são algumas delas, porém existem
situações em que o carro não é tão necessário, como por exemplo: ir até a
farmácia da outra esquina, ou para ir até a padaria comprar o famoso pão de
queijo e o pãozinho fresquinho, ou para ir até a casa de um(a) amigo(a) quando
se está com saudades de um papinho "face to face", ir ao banco no
centro e precisar resolver alguns problemas em prédios próximos, a bicicleta ou
a caminhada seria uma boa opção.
Também para estudantes e trabalhadores que não têm
carro ou não querem enfrentar o caótico transporte coletivo e ainda preferem se
exercitar enquanto chegam à escola ou ao trabalho, a bicicleta é ótima. Ótima
também para os lazeres nos fins de semana e para o exercício aeróbico diário,
tão recomendado por cardiologistas.
Aí então vem a pergunta: onde estão as ciclovias, as
ciclofaixas, as vias compartilhadas sinalizadas para uma pedalada segura, saudável e ecológica?
Uma coisa é certo e já comprovado em todo mundo:
construam-se as ciclovias e as ciclofaixas que as bicicletas aparecem. E assim
com menos carros a transitar pela cidade, a diminuição da poluição será
inevitavelmente proporcional ao aumento da mobilidade urbana sustentável. E as cidades que oferecem a seus cidadãos ciclistas um lugar próprio para este se locomover, estará trazendo a inclusão cada vez maior do uso das bicicletas, are mais limpo devido a menor eliminação de gases poluentes, um bem estar para a população com o incentivo a prática de exercícios e segurança evitando futuros acidentes.
Bogotá na Colombia onde até poucos anos atrás não havia infraestrutura para bicicletas. |
Aos seguidores do blog, mais uma vez meu muitíssimo obrigado e vamos continuar na luta que as ciclofaixas e ciclovias um dia virão.
Pai, a ti te louvo e rogo para que não deixes que desanimemos nessa luta.
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