sexta-feira, 14 de junho de 2013

13- Vamos pedalar enquanto esperamos as ciclofaixas e ciclovias.


PEDALAR EM DE PEDRO LEOPOLDO É BOM?

Sim é, mas bom mesmo é pedalar com maior segurança e sem acidentar-se.

Quando a população de uma cidade ainda não está devidamente educada para se comportar no trânsito como determina as leis do CTB, sempre teremos conflitos e acidentes. Aqui estão mais algumas dicas para lembrar aos participantes do trânsito como deve ser o comportamento de todos e dessa maneira tornar a convivência mais harmoniosa.
Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito entre veículos motorizados e não motorizados.
Para o ciclista em qualquer lugar: ( extraído do site: www.escola de bicicleta.com.br)
1. seja educado
2. obedeça as leis de trânsito
3. sempre sinalize suas intenções de mudar de direção ou parar ou diminuir a velocidade.
4. use roupas claras ou chamativas durante a noite.
5. mantenha os refletores limpos
6. evite ruas e avenidas movimentadas, a não ser que haja faixa exclusiva para bikes nas mesmas.
7. mantenha-se à direita e na mão de direção
8. não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta
9. aprenda a ouvir o trânsito e a respeitar o pedestre e o condutor de veículos.
Curiosidades
Você sabia que: Mais da metade dos acidentes entre veículos e bicicletas o ciclista foi considerado o culpado?
Se o ciclista seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai praticamente a zero. Sempre haverá possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente. 
Por experiencia própria pedalar em Pedro Leopoldo é bom, apesar de não termos ainda ciclofaixas e ciclovias para uma maior segurança. Lógico que se tivéssemos uma sinalização própria para as bicicletas, as mesmas seriam mais respeitadas e poderiam ser mais cobradas no que tange à obediência das leis do transito.



 Ciclofaixa, obra de baixíssimo custo e de um grande benefício para todos ciclistas e motoristas pois põe ordem no trânsito;indicando ao ciclista que alí é a sua faixa exclusiva e o sentido de transito obrigatório.



 Implementação de paraciclos em locais estratégicos para estacionamento temporário das bicicletas dando uma maior organização na cidade.




 Implementação de sinais de trânsito para as bicicletas, obrigando aos ciclistas a respeitá-los.
Para obtermos o que queremos temos que mostrar aos administradores de Pedro Leopoldo que somos muitos, mas muitos mesmo, os que usam a bicicleta para seu deslocamento ao trabalho às compras às escolas e aos passeios. E fazê-los ver que são muitos também, os que não a usam por falta de uma infraestrutura que beneficie a bicicleta dando mais segurança ao ciclista. Com isto os administradores entenderão que os investimentos em infraestrutura para as bicicletas (que são bem menores dos que para os automóveis) não serão em vão. Seguir as recomendações acima é essencial para a boa disciplina no trânsito e assim evitarmos na medida do possível, acidentes envolvendo o ciclista.

PEDALAR TRANQUILO
Acredite no que a prática de mais de 100 anos diz. Segurança no trânsito, de verdade, é construída a partir da experiência, que vira estatísticas, o que permite construir uma ciência, que acaba mostrando o que é de fato seguro ou não. Isto vale para os condutores de todos veículos, incluindo o ciclista. Lendo documentos oficiais e de especialistas, do mundo inteiro, é possível afirmar sobre a segurança no trânsito do ciclista:

O QUE NÃO SE DEVE FAZER:
1. Nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado
2. Não pedale onde o motorista não o possa ver
3. Nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos
4. Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus
5. Não pedale muito próximo do meio fio (pedale no meio da faixa)
6. Não fique olhando para trás o tempo todo, olhe somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela frente
7. Não use walk-man


Vamos colaborar e lutar por uma NOVA PEDRO LEOPOLDO.

Grato pela leitura meu amigo.
Obrigado Senhor por mais uma postagem.

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