O século XX do automóvel redistribuiu o espaço urbano e fez das ruas local de fluxo. A perda de qualidade de vida salta aos olhos e está sendo revista.
Urbanóides mundo afora já promovem a mudança de percepção que irá construir as cidades do futuro. Um espaço onde o mais importante seja a vida, a liberdade e a busca pela felicidade.
Uma única rua foi aberta para as pessoas em apenas 72 horas. Os comerciantes foram contra, haviam muitas incertezas. O prefeito da cidade era Jaime Lerner, o ano 1972. Hoje, o calçadão da Rua XV de Novembro é rota preferencial para quem caminha no centro de Curitiba e passeio obrigatório para o turista.
Coragem e determinação foram responsáveis por uma pequena revolução urbana que colocou a cidade de Curitiba como um importante exemplo mundial na promoção da qualidade de vida. Somados aos corredores de ônibus, um transporte de massa rápido e fácil de ser implantado, capital paranaense inspirou o mundo. Os sistemas de " canaletas" como dizem os curitibanos ou
Bus Rapid Transit (BRT) na versão estrangeira, se espalharam para diversas cidades do planeta.
Imagens da rua XV de novembro - Curitiba- |
Uma atitude inicial, tomada há mais de três décadas revolucionou Curitiba. Por lá os desafios hoje são outros e um dos motivos para que a cidade tenha crescido tanto, foi justamente a capacidade de atrair moradores. Todos atraídos a irem morar em um lugar cuja qualidade de vida ganhou fama mundial. Em pleno século XXI, o que era revolução em 1972, tornou-se uma necessidade urgente em quase todas as grandes cidades do mundo.
Mais um exemplo de coragem de visão de futuro e de não ter medo de errar.
Espero que os administradores e administrados desta nova cidade que desejo, sejam corajosos e também não tenham medo de errar.
Exemplos de ruas para pedestres, compartilhadas com a bicicleta e carro só com trânsito local, transformam o centro da cidade mais humano, mais participativo onde as pessoas se encontram mais, conversam mais, se interagem mais além de tornar a cidade mais segura, menos barulhenta e menos poluída.
Com isto a qualidade de vida é superior àquelas cidades onde não se utilizam desse meio mais humano de convivência.
Abaixo exemplos de cidades voltadas para as pessoas, onde a convivência pacífica entre seus habitantes é de excelente qualidade, bem como a qualidade de vida.
Grato amigos por mais essa leitura.
A ti Senhor por mais uma postagem. - Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário