segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

47 - E se a bicicleta fosse à escola?



E se as escolas decidissem promover o uso da bicicleta?
Começariam por colocar á disposição de alunos, professores e funcionários parqueamentos para bicicletas baseados em soluções lógicas.
Depois alteravam o acesso a esses parqueamentos, com acessos próprios e práticos para os que se deslocassem de bicicleta e para quem se deslocasse a pé.
Nas ruas em redor da escola a sinalização seria reforçada com indicações de crianças em bicicleta na via, sinalização vertical e horizontal.
Disponibilizavam informação bem gráfica e destacada logo á entrada da escola, com cartazes que evidenciassem os benefícios da utilização da bicicleta, normas de parqueamento dentro das instalações e outras informações relacionadas.
Patio escolar com sinalizações para instrução aos alunos ciclistas
As turmas teriam sessões de formação com uma frequência mensal de uma a duas horas seria suficiente. As sessões seriam orientadas para a segurança e comportamento na via, bem como alguma pratica no exterior. Estas sessões não seriam obrigatoriamente em educação física por se tratar de uma questão social e não simplesmente de benefício físico.

Estas formações seriam abertas aos encarregados de educação, que poderiam recorrer a gabinetes, ou responsáveis de apoio que os elucidava sobre as melhores rotas para os seus filhos e princípios de segurança, entre outros.
A escola desenvolveria ainda um programa para ajudar famílias carentes, em que seriam recolhidas e arranjadas bicicletas usadas, que posteriormente fossem cedidas durante o ano letivo a alunos que as solicitassem por incapacidade financeira.
Os alunos teriam acesso a uma  ciclo-oficina na própria escola, onde poderiam aprender a reparar pequenas avarias, entregar material usado para ser reaproveitado, ou simplesmente deixar a bicicleta para pequenos arranjos a custos simbólicos.
Benefícios?
As crianças dessa escola seriam mais saudáveis, com um índice maior de auto-estima e por isso mais capazes de enfrentar obstáculos, o aproveitamento escolar seria maior e de maior qualidade e haveria um espírito de comunidade e de entre ajuda certamente superior, as famílias teriam maior qualidade de vida, reduziriam a despesa no transporte ao eliminar o custo do combustível, ou do passe social, menos despesas de saúde infantil derivados de obesidade, diabetes, comportamentos hiperativos e explicadores para compensar notas baixas, entre tantas outras situações.
Mas isto aconteceria se…


Fonte: Pedro Silva.




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