Diretores de Escolas, Secretários de Educação, Professores e Alunos também devem compreender a cultura e
as normas de usar bicicletas para se
locomover para as escolas, o que é muito
importante.
Que tal implantarmos em nossa cidade de Pedro Leopoldo um projeto Escolas Amigas da Bicicleta , que visa trocar e ampliar o
conhecimento sobre o transporte sustentável em diversas áreas da cidade?
Em Pedro Leopoldo, a
Prefeitura trabalha com mais de 20
escolas em todo o município, e um projeto para permitir e incentivar mais os
alunos a pedalar para a escola, será uma oportunidade incrível para construir
independência e começar a integrar a atividade física nas rotinas dos jovens , o
que sempre trará um sorriso ao rosto dos
pais,e professores quando verem jovens e
famílias pedalando em direção aos
portões das escolas .
A velocidade amiga das bicicletas e dos pedestres. |
Mas não é fácil convencer as pessoas a mudar para andar de
bicicleta (mesmo que eu saiba que elas vão adorar se tentarem), principalmente quando se tem uma vida familiar muito ocupada.
Constantemente ouvimos
inúmeras razões pelas quais as pessoas
não pedalam para a escola com seus filhos e algo que se
tornou cada vez mais claro é o que falo para as pessoas mais jovens que tenham uma atitude correta, e uma pedalada consciente, respeitando as normas de trânsito. Assim, muitas dessas barreiras desaparecem .
Essas barreiras podem assumir muitas formas, e eu acho que,
embora algumas sejam físico ( alguns morros no entorno de Pedro Leopoldo ) e infra-estrutura de base (ausência de ciclo faixas e ciclovias
em vias movimentadas ), também há grandes barreiras que surgem do não compartilhar as vias de uma
forma mais respeitosa, fazendo com que
as pessoas se sintam inseguras. Isso me fez perceber o quanto pode ser feito se utilizadores das vias mudarem suas mentalidades e serem mais agradável um com o outro nas vias.
Andar de bicicleta em de Pedro Leopoldo não é uma experiência tranquila , em grande parte porque
alguns motoristas não obedecem o CTB e
não dão a preferência aos ciclistas e ultrapassam os mesmos a uma distância
muito próxima destes, não respeitando a distância de 1,5m que determina o CTB.
O que acho mais
fascinante é que, aqueles que utilizam a
bicicleta no seu dia a dia só têm a ganhar e muito pouco a perder. Pois o ganho
com a saúde, é enorme como todos já
sabemos , além do ganho com a não poluição tanto sonora quanto do ar.
E assim estes alunos não serão mais um "ciclista ", mas sim uma
pessoa que anda e faz uso diário da bicicleta "vendendo" alegria, saúde e muita disposição para o aprendizado e seu sucesso.
Grato Senhor por mais esse artigo e que o mesmo faça despertar em nossos dirigentes escolares o que aqui proponho.
Grato Senhor por mais esse artigo e que o mesmo faça despertar em nossos dirigentes escolares o que aqui proponho.
Um comentário:
Já foi o tempo, infelizmente, que a bicicleta era o principal meio de transporte em Pedro Leopoldo.
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