Uma pequena cidade auto suficiente em muita coisa e com fácil acesso a outras vizinhanças.
Natural portanto que em meio a tantas ruas sem espaço para mais carros, o morador e também os prestadores de serviço saberem que a bicicleta e o caminhar são as melhores soluções. Para facilitar a vida de quem mora e circula pela área central, apresentamos um plano cicloviário para a atual administração e para as futuras, pois o plano tem que ser sempre acompanhado e atualizado no decorrer dos anos.
-Ruas com velocidade máxima de 30 Km/h, número mágico que facilita a fluidez e segurança das pessoas.-
-Ruas com velocidade máxima de 30 Km/h, número mágico que facilita a fluidez e segurança das pessoas.-
A conquista consolidada, Pedro Leopoldo será mais do que um exemplo piloto, será uma demonstração real de como podem ser os deslocamentos no futuro. O projeto implementado por firma especializada, estará aí para quem quiser consultá-lo.
Mais do que um plano, as Zonas 30 de Pedro Leopoldo são o símbolo máximo de respeito à circulação das pessoas. Serão consideradas parte da malha cicloviária, afinal a sinalização irá deixar claro a todos que os veículos automotores serão permitidos e cidadãos em bicicleta e caminhando serão os convidados especiais, portanto com a preferência deles.
Mais do que um plano, as Zonas 30 de Pedro Leopoldo são o símbolo máximo de respeito à circulação das pessoas. Serão consideradas parte da malha cicloviária, afinal a sinalização irá deixar claro a todos que os veículos automotores serão permitidos e cidadãos em bicicleta e caminhando serão os convidados especiais, portanto com a preferência deles.
As Zonas 30 são o acesso à porta das pessoas, ruas residenciais que recebem tratamento especial para garantir segurança e fluidez na mobilidade, sem destruir a vizinhança.
A esperança é que,Pedro Leopoldo passe a ser a cidade mais completa do estado quando se falar em infraestrutura ciclística e caminhavel e que sirva de inspiração para toda Minas Gerais.
E o que é um Plano de Mobilidade Urbana senão a resposta a essa busca de uma cidade melhor?
Dentre tantos planos existentes, surge o grande desafio de engajar a população e seus atuais dirigentes e também os futuros, na discussão da cidade que se quer e resgatar os espaços públicos para as pessoas.
Porém, como elaborar um Plano de Mobilidade Urbana em uma cidade sem que haja, além da participação popular, a visão do Prefeito para uma busca de ações integradas junto aos governos estaduais e federais? E além disto, tem que haver a discussão e a aprovação de proposituras, com novos conceitos em prol do pedestre, do ciclista e do transporte coletivo nos planos diretores, de mobilidade, de uso e ocupação do solo e de urbanismo. A cidade deverá ser redesenhada e, a aprovação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana será o marco do governo do município que o adotar e puser em prática.
O que todos desejam é caminhar por espaços públicos uniformes e seguros, pedalar por ciclovias integradas às principais vias de acesso e áreas de lazer, dispor de para ciclos e bicicletários seguros nos pontos de transbordo e de grande fluxo de serviços e comércios, transporte coletivo confortável, regular e com tarifa justa e integrada nos sistemas municipal e intermunicipal, informações e transparência.
Enfim, o que se quer é uma cidade acessível com ordem e respeito ao cidadão e à coisa pública.
A técnica, a participação popular e a coragem dos atuais e dos próximos governantes em adotar medidas de impacto, priorizando os deslocamentos dos pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, bem como a humanização e segurança nos espaços que são de todos, proporcionarão às gerações futuras, cidades sustentáveis, organizadas, racionalizadas e amigáveis.
A população deverá ser a guardiã do plano para que não haja descontinuidade na sua execução.
É hora de começar, de resgatar, não só os espaços públicos para as pessoas, mas a vida em comunidade!
Não queremos que com o discurso:"A imobilidade dos governantes não permite que a mobilidade da cidade seja pensada, planejada e executada," seja uma realidade.
Obrigado Senhor.
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