segunda-feira, 21 de julho de 2014

# 68 - OS PLS DE PEDRO LEOPOLDO - A SOLUÇÃO DA MOBILIDADE URBANA PARA A CIDADE

Desde Junho de 2011, quando me aposentei definitivamente e passei a utilizar mais a bicicleta em meus deslocamentos pela cidade. Percebí  que Pedro Leopoldo já não oferecia  muita segurança para pedalar devido à grande quantidade de veículos em circulação.
Inspirado em infraestruturas ciclísticas que tenho oportunidade de utilizar  na cidade de Erlangen na Alemanha, percebi que poderia introduzir aqui em Pedro Leopoldo alguma coisa semelhante.
Em abril de 2012, fiz uma pesquisa junto à população de Pedro Leopoldo onde 69% dos entrevistados responderam que usariam mais a bicicleta e menos o carro, caso Pedro Leopoldo tivesse ciclovias, pois assim se sentiriam mais seguros em pedalar.
Isto me incentivou bastante a participar dessa luta por melhores condições para o pedestre e para o ciclista em Pedro Leopoldo. Tentei de toda maneira possível alertar e chamar a atenção de ambos, administradores e cidadãos para o que nos espera em breve em termos de aumento de fluxo de veículos em nossa cidade com o crescimento vertiginoso do setor norte da Grande Belo Horizonte...
Decedi então escrever 68 posts até agora, onde em muitos deles apresento sugestões que ao meu ver poderiam ser usadas aqui na cidade para melhorar a tão abaladada mobilidade urbana e esse é um deles. 
"O futuro do transporte urbano depende de soluções inovadoras que funcionem em contextos locais" - David Leipziger, especialista da rede EMBARQ.

Um exemplo disso será o serviço de mini-ônibus de Pedro Leopoldo  que não irá resolver todos  os problemas de mobilidade  da cidade, mas nos ensinará uma lição fundamental: o caminho para a mobilidade urbana sustentável é diferente para cada cidade.

Um veículo elegante, com ar-condicionado, te busca na porta de cada PL (Parking Lot - Estacionamento). Os assentos reclinam para seu conforto. Você puxa a cortina para evitar o brilho do sol. Quando está perto do seu destino, você avisa o motorista pra te deixar no ponto mais próximo do mesmo.

Algo parecido com esse trajeto quase perfeito existirá, mas num lugar onde muita gente poderia nem imaginar - Pedro Leopoldo-,  cidade componente da região metropolitana de Belo Horizonte no estado  de MG, Brasil. Mini-onibus, coletivos que operam em rotas pré-determinadas, só pelo hipercentro, substituindo as viagens que antes os condutores de  automóveis faziam em seus veículos. Estes veículos não irão resolver cada e todo problema de mobilidade urbana sustentável, mas eles ensinam uma lição fundamental: o caminho para a mobilidade urbana sustentável é diferente para cada cidade, e soluções de sucesso vão ao encontro  de necessidades pessoais dos residentes.

PENSE LOCAL, AJA LOCAL – CRIAÇÃO DE PLs –(Parking lots – estacionamentos)

No pensar local e agir local, creio ser plenamente possível, após as modificações acontecidas no trânsito, no redesenho da  malha rodoviária e cicloviária  de nossa cidade, com a justa redução do número de vagas para estacionar veículos motorizados no hipercentro e com as modificações que beneficiarão também com justiça aos pedestres e ciclistas tornando nossas vias mais democráticas na sua utilização pelos diversos modais existentes, a criação destes PLs.

O QUE SÃO  ESTES PLs?


Com o hiper centro totalmente plano e de dimensões acanhadas o mesmo é perfeitamente caminhável  e ciclável, não justificando o uso do automóvel para a maioria das viagens pelo mesmo.  Assim,  criaremos os PLs  que são espaços  destinados  ao estacionamento de veículos  vindos de uma outra cidade ou, de um outro bairro que antes se dirigiam ao hiper centro  e  lá  ficavam  estacionados  nas vias para  que seu condutor execute  tarefas diárias ou caminhe ao trabalho.  Estas viagens serão substituídas por viagens de veículos coletivo (o mini-ônibus) com capacidade de até 36 pessoas (sentadas e em pé), reduzindo assim enormemente o número de veículos em circulação e estacionados no hiper centro.

COMO FUNCIONARÃO OS PLs.

Os PLs se situarão próximos a cada entrada da cidade e também próximos as entrada dos bairros ao hipercentro, os quais serão dotados de espaço e estruturas para estacionamento de veículos motorizados. Além disso em cada um deles  haverá uma estação  para aluguel de bicicletas e um bicicletário para que os condutores que moram nos bairros e queiram deixar suas próprias bicicletas estacionadas nestes PLs assim o façam, utilizando-as quando necessário ao invés de alugar uma outra.
Os mini-ônibus passarão a cada 15 minutos por estes PLs em horários de pico e a cada 30 minutos em horários fora do pico. As passagens de ônibus serão adquiridas em locais previamente divulgados e nos próprios PLs. O motorista não recebe dinheiro, somente os tickets de passagem.

Demais detalhes do funcionamento, dos tipos de tickets  e da rota serão em breve apresentados à população para maior discussão. Com esta e outras ações já planejadas, a administração da cidade que abraçar a ideia estará dando um passo importante para uma considerável melhoria na mobilidade urbana do setor central e em anos seguintes poderá partir para os demais bairros da cidade.

As fotos mostram como estão  projetados os calçadões nas áreas redesenhadas da Comendador Antonio Alves.
 Fotos para ilustração.

Serão espaços de convivências e não mais de passagem somente. Resgatando a cultura do caminhar e pedalar da cidade de Pedro Leopoldo.









Vias,e passeios recuperados e implantação de ciclovias em grande parte da Comendador Antonio Alves, devolve o prazer e a segurança de pedalar e caminhar pelo centro da cidade, o que havia desaparecido com o desenho anterior da via que só beneficiava os veículos motorizados

Fotos para ilustração.

 Fotos de ciclovias para ilustração.
Comentário de assessores  pertencente ao planejamento urbano: "Na verdade  esperávamos por mudanças na área central onde tudo trava. Não vejo no hiper centro, vias capazes de suportar o grande tráfego que chega  dos corredores que trazem o pessoal dos bairros e de outros municípios. Com estas alterações, as quais já deveriam ter vindo até antes, tenho certeza que ganharemos enorme qualidade na mobilidade urbana na cidade". 

Para aqueles que estão acostumados a seguir os meus posts sabem que este é o fechamento de uma série de posts perfeitamente aplicáveis ao nosso caso.. Não é uma simples ação que nos levará a isto mas uma soma delas que exigirá esforço, sacrifício, dedicação e abdicação de velhos hábitos que estão enraizados em nossa cultura. Para aqueles que leram o posto no 02 quando disse  que:
 Para evitarmos este caos, acredito que só um pacto salva.- 
Por exemplo como se resolve o deslocamento de diversos fluxos de gente e de veículos por um mesmo ponto?Organiza-se um cruzamento, criam-se regras e sinalizações, instalam-se semáforos e faixas. E a partir daí cada um concorda-pelo menos em teoria- em esperar a sua vez antes de avançar. Isto chama-se um pacto. Onde regras foram estabelecidas e ensinadas a todos os envolvidos.As grandes cidades, e também as médias chegaram a um ponto em que o simples ir e vir tem ficado a cada dia mais impraticável. Para piorar as pequenas tendem a seguir o mesmo modelo - infelizmente-.O trânsito e a mobilidade já ocupam o topo das insatisfações do cidadão. Mas, assim como em um simples cruzamento, a solução não partirá apenas de um lado da via. Todos os envolvidos precisam participar de um acordo para que se chegue a um termo comum, em prol da (re)construção dos centros urbanos pelas pessoas e para as pessoas.A questão envolve, além do cidadão- que antes de tudo é um pedestre-, o poder público, o mercado imobiliário, os planejadores urbanos, os órgãos de trânsito, os motoristas, os ciclistas e também as empresas. Qual é a responsabilidade de cada um desses atores e setores? E que tipo de contribuição podem oferecer? O que estão dispostos a empenhar em benefício de uma solução coletiva? O quanto sabem esperar a sua vez de avançar?É impossível falar de mobilidade sem discutir o espaço urbano, e que a cidade é um simples complexo. 




Obrigado Senhor por mais este.

Nenhum comentário: