terça-feira, 3 de novembro de 2015

#93 - Maioria das pessoas preferem a bike para ir trabalhar.

Pesquisa feita em Belo Horizonte e outras cinco capitais mostra que sonho das pessoas é morar a 20 minutos a pé ou de bike do trabalho

Morar a 20 minutos a pé ou de bicicleta do trabalho e de um parque. Esse é um sonho de muitas pessoas que vivem nas principais capitais do país, de acordo com uma pesquisa sobre mobilidade urbana que foi apresentada em São Paulo.
Das mil pessoas que responderam ao questionário, 82% disseram preferir viver em uma cidade compacta, onde o uso do carro seria praticamente desnecessário.
As entrevistas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.
Os resultados ainda indicam que o comércio de rua está em alta na preferência popular. Na cidade ideal, 55% das pessoas optariam por fazer compras em lojas e mercearias dentro do bairro.
“Para as pessoas, os shoppings e grandes centros comerciais estão mais atrelados ao lazer”, explica José Mello, Superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty Seguros, empresa que está repetindo pelo segundo ano a enquete.

Já, moradores de Pedro Leopoldo, têm estas condições que 82% das pessoas disseram preferir, (morar a 20 minutos a pé ou de bicicleta do trabalho e demais locais) mas infelizmente, não conseguem enxergar isto e  aderir à caminhada e à bicicleta para fazer tais deslocamentos.
Que pena, não é mesmo? Pois estão perdendo a oportunidade de terem uma vida mais saudável, com menos poluição sonora e do ar, menos estresse no deslocamento pela cidade, com ganho na saúde quando se caminha ou se pedala.

Porém não culpo somente aos moradores, mas também às  administrações municipais que não planejaram  a infraestrutura para o pedestre, para os ciclistas e para o transporte coletivo e preferiram seguir o modelo rodoviarista individual, o qual como estamos sentindo hoje, está falido, só trazendo coisas ruins para todos.

VISÃO DE FUTURO

Tivemos alguns anos atrás na cidade, administrações municipais que num lampejo de inteligência tiveram uma visão de futuro e foram construídas  2 ciclovias e uma pista de caminhada compartilhada com a bicicleta em nosso município.
Hoje, infelizmente, só esta última se encontra em bom estado de conservação, ao passo que as duas primeiras estão entregues ao abandono total e assim não estão sendo utilizadas para a finalidade para que foram construídas.

O PRIMEIRO PASSO À MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

Parece que este lampejo, também está fazendo parte da atual administração, que finalmente em meados de 2015, implantaram o primeiro passo no sentido de dar preferência ao pedestre e melhorar a acessibilidade no município, com a implementação de faixas elevadas. Esperamos que outros passos sejam dados em prol da mobilidade ativa e da acessibilidade, pois o modelo rodoviarista individual, já não mais atende às cidades sustentáveis.



Texto de: Eduardo Geraque da Folha de S.Paulo e  Paulo Pereira Netto.

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