Pesquisa feita em Belo Horizonte e outras cinco capitais
mostra que sonho das pessoas é morar a 20 minutos a pé ou de bike do trabalho
Morar a 20
minutos a pé ou de bicicleta do trabalho e de um parque. Esse é um sonho de
muitas pessoas que vivem nas principais capitais do país, de acordo com uma
pesquisa sobre mobilidade urbana que foi apresentada em São Paulo.
Das mil
pessoas que responderam ao questionário, 82% disseram preferir viver em uma
cidade compacta, onde o uso do carro seria praticamente desnecessário.
As
entrevistas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo
Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.
Os
resultados ainda indicam que o comércio de rua está em alta na preferência
popular. Na cidade ideal, 55% das pessoas optariam por fazer compras em lojas e
mercearias dentro do bairro.
“Para as
pessoas, os shoppings e grandes centros comerciais estão mais atrelados ao
lazer”, explica José Mello, Superintendente de Pesquisa e Inovação da Liberty
Seguros, empresa que está repetindo pelo segundo ano a enquete.
Já, moradores de Pedro Leopoldo, têm estas condições que 82%
das pessoas disseram preferir, (morar a 20 minutos a pé ou de bicicleta do trabalho
e demais locais) mas
infelizmente, não conseguem enxergar isto e
aderir à caminhada e à bicicleta para fazer tais deslocamentos.
Que pena, não é mesmo? Pois estão perdendo a oportunidade de
terem uma vida mais saudável, com menos poluição sonora e do ar, menos estresse
no deslocamento pela cidade, com ganho na saúde quando se caminha ou se pedala.
Porém não culpo somente aos moradores, mas também às administrações municipais que não
planejaram a infraestrutura para o
pedestre, para os ciclistas e para o transporte coletivo e preferiram seguir o
modelo rodoviarista individual, o qual como estamos sentindo hoje, está falido,
só trazendo coisas ruins para todos.
VISÃO DE
FUTURO
Tivemos alguns anos atrás na cidade, administrações municipais
que num lampejo de inteligência tiveram uma visão de futuro e foram
construídas 2 ciclovias e uma pista de
caminhada compartilhada com a bicicleta em nosso município.
Hoje, infelizmente, só esta última se encontra em bom estado
de conservação, ao passo que as duas primeiras estão entregues ao abandono
total e assim não estão sendo utilizadas para a finalidade para que foram
construídas.
O PRIMEIRO
PASSO À MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE
Parece que
este lampejo, também está fazendo parte da atual administração, que finalmente
em meados de 2015, implantaram o primeiro passo no sentido de dar preferência
ao pedestre e melhorar a acessibilidade no município, com a implementação de
faixas elevadas. Esperamos que outros passos sejam dados em prol da mobilidade
ativa e da acessibilidade, pois o modelo rodoviarista individual, já não mais
atende às cidades sustentáveis.
Texto de:
Eduardo Geraque da Folha de S.Paulo e
Paulo Pereira Netto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário