domingo, 22 de novembro de 2020

# 143 A FALTA QUE FAZ UM CONSELHO MUNICIPAL DE M. U.

Perdemos uma grande chance de ver isto acontecer em nossa cidade....

Andar a pé é a forma mais democrática de se locomover. É o meio de transporte mais antigo e o mais recorrente em todo o mundo e não tem custo nenhum além de algumas calorias.

Apesar disso, as pessoas caminham cada vez menos. Seja porque as cidades estão mais espalhadas, seja porque as calçadas, vias por onde as pessoas caminham, são verdadeiros obstáculos. Falta de pavimento, largura inadequada e veículos estacionados irregularmente são apenas alguns dos indícios de que as calçadas estão sendo sufocadas há décadas, por outros meios de transporte menos saudáveis – tanto para os usuários quanto para as cidades.
É preciso uma injeção de ânimo para que os pedestres retornem às ruas. A qualidade das calçadas pode ser potencializada, não apenas para atrair mais pedestres, mas também para tornar-se um espaço agradável, onde as pessoas queiram estar e conviver.
Esses lugares existem. Calçadas vivas são vistas em muitas cidades do Brasil e do mundo que tornaram o transporte a pé uma prioridade. Em vez de apenas pavimentar uma reduzida faixa ao longo de suntuosas avenidas dominadas pelos automóveis, estas cidades decidiram enriquecer ainda mais o espaço, privilegiando o convívio entre as pessoas. Com excessão da nossa tão querida cidade de Pedro Leopoldo que ainda está no século XX, privilegiando os carros ao invés das pessoas.

Nenhum comentário: