FAÇA PARTE DA MUDANÇA: Saiba como tornar a nossa cidade de Pedro Leopoldo, mais amigável para as pessoas.
1- Experimente novas formas de se deslocar por perto de casa e do trabalho.2- Opte pela bicicleta, mas se não der, caminhe, patine, vá de skate ou patinete.3- Dê preferência ao transporte público e deixe o transporte individual para situações realmente necessárias.4- Ao dirigir, respeite os ciclistas, os pedestres e todos aqueles que optam por outra alternativa.
Como assim?
Há quem dirija porque
precisa, mas há quem use o carro para ir a lugares próximos sem pensar em
outras opções, congestionando o trânsito. Isso é educação em transportes: saber
qual é o meio mais eficiente para cada viagem. Além de, claro, ter respeito ao compartilhar as vias
com qualquer pessoa.
Será que chegaremos a
ter esse respeito e educação?
Hoje vemos nas ruas de cidades brasileira, coisas imagináveis há 10 anos, tanto em infraestrutura como em
comportamento. Há bicicletas compartilhadas em muitas cidades brasileiras por
exemplo, como também ciclofaixas e ciclovias sendo implantadas e projetos e leis criadas para atender à
mobilidade sustentável.
Como será a nossa cidade de Pedro Leopoldo em um futuro próximo?
Se mantido o padrão
atual de mobilidade urbana, em 10 anos
tudo vai parar ou talvez até antes, pois não conseguiremos circular bens e
pessoas e assim a qualidade de vida será muito ruim, e bem pior da que já é hoje.
Mas acredito em um segundo cenário, com uma nova mobilidade, melhor qualidade de vida e com circulação eficaz.
Devemos sonhar e lutar para desfrutarmos de uma cidade onde todos possam deslocar-se facilmente e estar nas ruas com segurança. E isso é possível.
Como transportes movidos pelo corpo fazem cidades melhores?
Os transportes como:
andar a pé ou de bicicleta, patins, skate, patinete, nos fazem compreender os centros
urbanos de outra forma. Por isso esses transportes, constroem cidades para as
pessoas.
Mas as cidades não são para as pessoas?
Elas têm cunho
rodoviarista, ou seja, são construídas
para os automóveis. Essa é uma lógica diferente da cicloviária, que favorece
bicicletas e pessoas. Técnicos e políticos que perceberem que precisamos de uma
cidade mais humana, que conhecerem a
fundo o assunto e o levarem a sério serão os que se destacarão no futuro.
E qual o maior desafio?
É mostrar que as cidades estão em crise de mobilidade. É convencer as pessoas que é preciso repensar urgente o uso do automóvel.
Para resolver a crise da mobilidade urbana, a bicicleta é parte da solução e os carros, parte do problema.
Desejamos uma cidade e permitimos que outra se implantasse.Para resolver a crise da mobilidade urbana, a bicicleta é parte da solução e os carros, parte do problema.
Esse foi o grande erro que cometemos e que hoje temos que corrigir, pois senão os nossos netos não terão a oportunidade de desfrutar de uma vida melhor.
(Artigo adaptado do original de Zé Lobo, diretor da Transporte Ativo, ONG carioca.)
Obrigado por mais este apoio, prezado leitor amigo.
Obrigado Pai, por me iluminar em mais um artigo com a intenção de conseguir a cidade que desejamos para os nossos filhos e netos.
Um comentário:
Ok. Paulinho acho que o caminho é este, temos que desenvolver esta cultura e em nossa cidade resgatá-la.
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