segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

42 - Plano de Mobilidade Urbana para a pequena cidade de Pedro Velho.

A equipe da empresa, Engenharia e Transporte  apresentou no dia 11 do mês passado, a versão semifinal do Plano de Mobilidade Urbana de Pedro Velho - MG.
A solenidade aconteceu no auditório da Câmara Municipal em evento que teve a presença dos representantes do legislativo, do executivo, e ainda a presença  da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo e vários convidados representantes da sociedade pedro velhence.

O projeto prevê mudanças radicais na questão da mobilidade e no trânsito da cidade, como a inversão de mão de algumas vias, com estacionamento em apenas um lado das vias e com a retirada total de estacionamento em outras. A construção de terminais de integração e a construção de 13 quilômetros de ciclovias em  trechos de ruas, e avenidas perimetrais. Implantação de 11 quilômetros de calçadas padronizadas e, 2 quilômetros de vias para pedestres com calçadões, além de resolver os problemas nos cruzamentos com situações mais críticas.
Para evitar os congestionamentos, a empresa também reduziu com esse plano a quantidade de semáforos na cidade e a velocidade nas vias em toda cidade, fazendo com que o número de acidentes diminua drasticamente, além de proporcionar um melhor compartilhamento de vias para bicicletas e automóveis.

O prefeito Tavian, após conhecer a versão do projeto, adiantou que Pedro Velho passará a ter um novo "desenho" com a implantação do plano. “Esse projeto dará uma mobilidade maior aos nossos pedestres que passarão a ter calçadas padronizadas para caminhar e, ciclovias para dar mais segurança aos ciclistas. O plano também vai melhorar o transporte coletivo e também a circulação de veículos, além de implementar a criação de vários parques com área verde e parques infantis, visando o bem estar da população e preservando o meio ambiente. Cabe agora à prefeitura verificar se há alguma divergência local com relação a proposta e se há alguma outra sugestão para melhorar ainda mais o plano. Certamente esse projeto fará de Pedro Velho, UMA NOVA CIDADE" - disse o prefeito.
No cochilo dos fiscais conseguimos fotografar uma das maquetes do PLAMUR
Pelo que entendemos observando a maquete, da direita para a esquerda temos: a calçada (faixa com bloquetes), a ciclovia (faixa azul) a qual está protegida pela faixa  de estacionamento de motos, autos, bikes e jardins, da pista de rodagem normal (faixa vermelha) e mais à esquerda a calçada com piso modificado. Pelo visto essa maquete é da rua principal, pois vemos ao lado o prédio da Itapuã que fica nessa via.
vista  seccionada da rua principal mostrada na maquete acima
Na avaliação do secretário  da Semtran, o projeto ficou dentro do esperado. “Era isso que nós queríamos. O Plamur contempla todas as áreas, todos os sistemas modais o que dará uma nova dinâmica no trânsito da cidade. Há a preocupação com o pedestre, com o ciclista, com o transporte público, com o trânsito normal e com o meio ambiente. É um projeto bastante amplo que vai ajudar muito a prefeitura nas decisões que precisam ser tomadas com relação a mobilidade urbana na cidade”, disse o secretário.

Para o consultor, da Engenharia e Transporte, depois da implantação do Plamur, Pedro Velho estará entre as cidades com uma das melhores mobilidades urbanas do país. “Conseguimos fechar o plano e validar os itens que já constavam na versão preliminar do projeto. E a preocupação maior sempre foi com as pessoas, que devem estar em primeiro lugar nessa questão da mobilidade que envolve os pedestres, os ciclistas, os usuários do transporte urbano e finalmente os veículos”, explicou o consultor.

Cidadãos de Pedro Velho, dizem estar ansiosos para conhecer o plano em sua totalidade, mas terão de esperar até que as ações finais sejam concluídas e aí então o prefeito divulgará o tão esperado e sonhado Plamur (plano de mobilidade urbana).

Enquanto não tomam conhecimento de todo o projeto, as opiniões e especulações em torno do mesmo estão movimentando mais ainda a cidade  e as mais variadas  opiniões são emitidas a cada dia pelos cidadãos, como as listadas abaixo:

"Ouvimos dizer que a nossa rua principal irá mudar de cara totalmente, ficando muito mais bonita, mais colorida com flores, gramas, e pequenos jardins onde o solo absorverá  muito mais a água da chuva, ajudando  a evitar ruas alagadas como hoje é frequente" - citação de um dos jornais local.

"Também ouvi dizer que nessa mesma avenida central, haverá uma faixa de estacionamento só de um lado da via, mas não só para os automóveis mas também para as motos e as bicicletas e que este estacionamento dará proteção às bicicletas que circularão na ciclofaixa ao lado da faixa de estacionamento. Quer dizer então que não será uma ciclofaixa e sim uma ciclovia? Sei não, mas seja o que for, irá proteger os ciclistas dos maus motoristas e motociclistas." - conversa de dois vereadores.

"Menino, parece que o trem é bom mesmo, pois até o prefeito  está gamadinho com o projeto. Dizem que ele está contratando uma firma para implantar a faixa de estacionamento da rua principal com piso diferente da faixa de circulação dos veículos, ficando assim a nossa rua principal uma beleza de ser vista e onde as pessoas terão mais prazer em transitar e caminhar porque o trânsito estará mais lento e irá fluir mais, devido a existência de só um semáforo nessa via".- citação de leoninos e rotarianos.

"Sem falar é claro na grande obra  que nós cidadãos pedro velhences sugerimos durante a fase de pesquisa e opinião popular para a confecção do plano, ou seja: já é certo que uma boa parte da nossa rua principal será destinada aos pedestres e ciclistas e assim o povão poderá caminhar e papear tranquilamente nesse mundão de calçada que eles chamam de calçadão sô, bacana não é? " - citação de pessoas que participaram das pesquisas de opiniões e sugestões ao Plamur.

"Bem, é melhor  por enquanto  não divulgarmos mais detalhes do projeto ainda não, pois se o prefeito souber que nós povão sabemos tanto do projeto,  poderá ficar zangado por estarmos divulgando  antes dele, :) É claro que não queremos perder a oportunidade de termos áreas verdes e parques infantis iguais aos da maquete abaixo. Por isto sejamos prudentes e bico calado".- convidados que estiveram presentes ao evento na Câmara.

Em outro cochilo dos fiscais, conseguimos fotografar mais uma maquete.
"Aí pessoal que pena que ainda não podemos dizer mais além do que já dissemos do Plamur né? ...Mas em uma outra oportunidade  vocês saberão direitinho tudo que compõe este ótimo Plamur." - jornalistas da cidade.
FAÇA  
"Faça parte da mudança, saiba como transformar a pequena cidade de Pedro Velho novamente em uma Cidade voltada mais para as Pessoas. Experimente novas formas de se deslocar por perto de casa e do trabalho e para o trabalho, e para suas tarefas diárias e não somente usando o automóvel" - prefeito Tavian em discurso após a apresentação do Plamur.

                      

 “Temos que entender e aceitar, que uma rua é um espaço público de circulação. Não compete a nós do  Poder Público oferecer estacionamento, é nosso dever proporcionar trafegabilidade para todos. Pedestres e ciclistas sempre foram considerados "invisíveis socialmente". Porém, com a demanda aumentando, com a frota de motorizados aumentando, não resta alternativa a não ser incentivar caminhadas, pedaladas e a utilização do transporte coletivo. Não há e nunca haverá espaço suficiente para que todos se utilizem do automóvel. Não deu certo em nenhum lugar no mundo. Essa é uma realidade que as pessoas não querem entender e o governo e as revendedoras de automóveis não informam aos compradores. O carro tem que ser utilizado de forma consciente, não pode ser utilizado para ir até a padaria ou ao banco na  esquina. Está chegando a hora de sairmos da tal zona de conforto (??) e sentir como a cidade realmente é. A cidade vista da perspectiva de um pedestre ou ciclista é muito mais atraente, podem ter certeza”.- chefe do executivo de Pedro Velho.


 Grato a todos pela leitura e a ti Senhor, por mais uma luz.






Um comentário:

Unknown disse...

Excelente Post! Quisera eu ser o prefeito de Pedro Velho e receber de "bandeja" um projeto pronto com esta qualidade. Com certeza, seria um privilégio. Isso tem que ser levado para frente. Alguém vai ter essa visão! É importante persistir. Em algum momento o alvo será atingido.