segunda-feira, 14 de abril de 2014

# 56 - AS BICICLETAS SÃO PARA AS CIDADES SIM.

Las «bicis» sí son para las ciudades

Silencioso, ecológico e saudável para os usuários. Assim é o transporte de bicicletas pela cidade , de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, University College London e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e publicado no " British Medical Journal " (BMJ ). Que analisou o impacto do serviço de aluguel de bicicletas em Londres, em abril de 2011 a março de 2012 sobre a saúde. No total, 578.607 pessoas utilizaram este serviço de aluguel de bicicletas , que teve um total de 7,4 milhões de viagens.
E os resultados mostram , em termos de benefícios de saúde para as pessoas que usaram este serviço. Segundo explica a ABC  seu autor, James Woodcock , o sistema parece ter tido um efeito positivo sobre a saúde em geral. "Os benefícios da atividade física teve um impacto sobre uma ampla gama de doenças, incluindo depressão, doenças cardíacas , diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.
Dois anos atrás, uma investigação pelo Centro Investigacion e Ambiental Epidemiologia ( CREAL ) em Barcelona e também publicados no BMJ concluiu que " as iniciativas de compartilhamento de bicicletas públicas como Bicing em Barcelona tem mais benefícios do que riscos para a saúde , além de reduzir as emissões de dióxido de carbono " . 

Las «bicis» sí son para las ciudades
Barcelona cuenta con un servicio público de alquiler de bicicleta













Com este trabalho  as autoridades municipais desta e de outras cidades,foram chamados a promover a utilização do transporte de bicicletas.
Os pesquisadores estão empenhados em propostas como a da Holanda, onde um sistema grande e bem conservado de ciclovias, fisicamente protegidos contra o uso de veículos motorizados  "ajudou o ciclismo a ser difundido em todas as idades."
Tradução de um artigo da ABC - SAÚDE , escrito por E. Ortega. - Madrid



Com intenção de resgatar a cultura da bicicleta em nossa cidade de Pedro Leopoldo e dar divulgação e promover a confraternização entre os modais não poluentes de propulsão humana, tenho sugerido à atual administração municipal a adoção de um evento que denominei como  "MOBILIDADE ECOLÓGICA".
A minha sugestão resume-se no exposto abaixo e espero que desta vez obtenhamos permissão para podermos colocar em prática tão saudável e necessário evento com a participação de todos.


 MOBILIDADE  ECOLÓGICA

QUE EVENTO É ESTE?   As ruas Dr. Rocha  (trecho: N. Sra. das Graças- Roberto Belizário), Benedito Valadares, e parte da Cel. Candido Viana, serão fechadas  ao trânsito de veículos motorizados todos os domingos pela manhã no horário de 08:30 às 11:30hs. Só poderão transitar neste trecho: pedestres, ciclistas, skatistas, pessoas com patins ou patinetes.

Justificativas à criação deste evento:
1-      Incentivar população de Pedro Leopoldo a utilizar mais os modais de propulsão humana os quais não poluem o meio ambiente e geram saúde aos seus praticantes.
2-      Dar oportunidade às pessoas que gostam de caminhar  ou possuem bicicleta, patins, skate, patinete  a utilizá-los em um espaço tranquilo sem a presença de veículos motorizados.
3-      Promover algumas horas de lazer   e uma maior integração entre os diversos utilizadores destes modais não poluentes  de propulsão humana, como uma forma de agradecimento aos mesmos  pela utilização destes  no seu dia a dia o que contribui com o meio ambiente, com a sua saúde e com a saúde do próximo por não poluir o ar.

PARTICIPEM E VAMOS MOSTRAR QUE PEDRO LEOPOLDO É UMA CIDADE ALEGRE, PARTICIPATIVA E AMIGA DO MEIO AMBIENTE.




















 Como queremos que as ruas Dr. Rocha, Benedito Valadares, Roberto Belizário  e  Cel. Candido Viana fiquem   nos  domingos pela  manhã de 8:30 ás 11:30hs.   
    




Planta baixa do centro de Pedro Leopoldo, com destaque para o percurso das ruas Dr.Rocha, Benedito Valadares, Roberto Belizário e Cel. Candido Viana, onde acontecerão os eventos da
MOBILIDADE ECOLÓGICA
PERCURSO DE 2,5 KM IDA E VOLTA

Razões da escolha deste trecho:
1-Só existe um cruzamento no percurso, que é o da Rua Herbster com a Dr. Rocha, o que será facilmente controlado com a colocação de um agente de trânsito no local para orientar os participantes no cruzamento com semáforo servindo de ponto de instrução aos ciclistas que infelizmente em sua maioria em nossa cidade ainda não sabem ou fingem não saberem que a bicicleta sendo um veículo,  como tal também tem que respeitar o CTB.
2- Percurso plano com levíssimos aclives.
3- Superfície com bom asfalto facilitando o uso dos patins, skates e patinetes.
4- Via que com o seu bloqueio ao transporte motorizado não traz nenhum transtorno ao trânsito na cidade aos domingos pela manhã pois há outras vias de acesso paralelas à mesma.
Esperamos que a sugestão que já foi levada ao departamento de trânsito da cidade (Transpl) e que também será apresentada às Secretarias da Saúde, do Meio Ambiente e da Cultura seja aprovada e posta em prática o mais breve possível, atendendo assim ao grande anseio do povo de Pedro Leopoldo.

Obrigado Senhor, por mais este.

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