Como seria bom para todos em Pedro Leopoldo se esse artigo já fizesse parte de nossa realidade.
Pedro Leopoldo/MG cria grupo de estudos para se tornar mais amigável às bicicletas e aos pedestres.
Para fomentar a cultura da bicicleta e seu uso como meio de transporte, a prefeitura de Pedro Leopoldo (MG) criou, por meio do decreto 2.015, o Grupo de Estudos a Projetos Cicloviários, formado por técnicos das secretarias de Planejamento, Transportes e Obras.
A meta do plano municipal é melhorar a infraestrutura cicloviária, implantar estacionamentos para bicicletas (paraciclos e bicicletários) e, futuramente, a bicicleta pública. De acordo com o secretário de Transportes, as ciclovias serão parte do conceito chamado “Circula PL” – que já inclui o transporte coletivo e o transporte adaptado, por exemplo.
Segundo a prefeitura, o objetivo é chegar aos 20 km de ciclovias no curto prazo e 60 km no longo prazo, mesclando trechos de implantação própria do setor público com outros negociados como contrapartidas de novos empreendimentos privados. Apenas oito quilômetros foram construídos nos últimos anos – nas ruas Dr. Rivadávia e Agenor Teixeira Costa. (sem considerar que hoje estão completamente abandonadas e necessitando de uma reforma geral)
Está em estudo a implantação de ciclorrotas em vários pontos da cidade ainda neste ano. Há estudos de construção de ciclovias nas avenidas Romulo Joviano e Cel Juventino Dias.
Paraciclos facilitam a adoção da bicicleta como meio de transporte. Na imagem, paraciclos no centro da cidade Foto: Paulo Pereira
Intermodalidade
O trabalho do Grupo de Estudos a Projetos Cicloviários vai focar na conjunção da bicicleta com o projeto do ônibus para a região norte, que tem previsão de início de construção em julho desse ano. Estão previstas construções de bicicletários nos terminais e colocação de suportes nos ônibus para o transporte de bicicletas.
Resgate histórico
O grupo vai trabalhar também para realizar um resgate histórico do uso da bicicleta como mobilidade em Pedro Leopoldo, muito vista em especial nas antigas fábricas e seus enormes bicicletários, em sua fase operária ao longo do século XX. O deslocamento espacial das empresas e o aumento do trânsito nas ruas mudou esse cenário ao longo do tempo.
O grupo vai buscar referências em outras cidades do Brasil e do exterior para orientar a mudança de Pedro Leopoldo em direção a uma cidade mais amiga da bicicleta.
RECONHECIMENTO DA PRIORIDADE AO PEDESTRE
Acontece agora na Prefeitura Municipal, a licitação para Contratação de Empresa para executar obra de Requalificação de Calçadas, com passagens elevadas em pavimentação intertravada, em vários logradouros do município de Pedro Leopoldo.
Uma necessidade premente e constante na lei federal 12.587 de janeiro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário