Uma dezena de fatos concretos que os políticos, os
administradores e os engenheiros encontram e muito difícil de aceitar - mas sem
os quais eles nunca serão capazes de liderar a transição para a Mobilidade Urbana
Sustentável e para uma Cidade também Sustentável.
PENSAMENTOS: Você vai ter que mudar sua maneira de pensar
sobre todos os aspectos dessas questões. (O passo mais difícil de todos),
porque exige que você, primeiro aceite que seus velhos modos de pensar e fazer
as coisas nesse ramo, não conseguirão fazer o trabalho.
AGORA: Se você é um líder responsável, não pode dar ao luxo
de colocar essas decisões e ações fundamentais de transformação para mais
tarde. Você deve começar agora.
TRABALHO: Você e sua equipe vão ter que trabalhar muito para
dominar este novo, estranho e extremamente exigente curso de governança. Isso
pode ser desconfortável, mas é necessário.
ESCUTAR: Você vai ter que ouvir e aprender com CIDADÃOS capacitados
e preocupados, ONGs e outras pessoas que podem discordar de suas antigas
tradições e maneiras de pensar - e convidá-los a bordo e transformá-los em
parte da solução.
PACOTES DE MEDIDAS: Você vai ter que concentrar-se em
pacotes cuidadosamente concebidos, complexos, saudáveis, fortemente interativo
de custo relativamente baixo. Medidas de curto prazo que Você deve
continuamente afinar à medida que você aprende com a experiência.
CARROS: Haverá muito menos deles na cidade, mas eles não
desaparecerão. No entanto, eles assumirão papéis novos muito diferentes dos de
hoje e muito necessários. O conhecimento, as ferramentas e as provas estão na
lei 12.587/12 e na PNMU, para ajudá-lo a alcançar essa transição.
ECONOMIA: Você vai ter que usar instrumentos econômicos (por
exemplo, estacionamento para bicicletas, incentivos ao usuário de bicicleta,
alargamento de passeios) - para alcançar seus objetivos. (Estes riscos de ser impopular
com certos grupos, estão, em geral, entre os mais poderosos instrumentos
comprovados para a mudança.)
IMPOPULAR: Você vai ter que aceitar que os elementos desta
transição vão ser às vezes impopulares e
colocarão uma forte pressão sobre você - pelo menos até que as medidas
contestadas e abordagens comecem a mostrar resultados positivos.
PATRIARQUIA: Você deve saber que, grande parte da fraqueza
fundamental da estrutura de decisão tradicional no setor de mobilidade, é que
este setor, é quase inteiramente dominado por proprietários / motoristas de
carros. Para combater isso, você precisa expandir os mecanismos de planejamento
e decisão para todos os níveis da cadeia de decisão. (Isto pode muito bem estar
entre seus desafios mais difíceis e indesejados, mas realmente, se você quer
ter sucesso você não tem escolha.)
VOCÊ: Sr. Prefeito e sua equipe devem estar entre os
primeiros a mostrar o caminho, o exemplo honesto para os outros. Você e sua
equipe, consistentemente e não apenas sorrindo diante de uma multidão de fotógrafos.
Caso contrário, o Sr. será apenas mais um exemplo da PAU (Política Como Usual.)
E assim vai.
É isso. Se você pode lidar com essas questões e fazer as
mudanças necessárias para a sua cidade, você pode ter certeza que irá ganhar
todas as eleições que você vai enfrentar, não só no nível municipal mas em
qualquer um que você concorrer.
Liderança! É a diferença entre a política de sobrevivência e
a governança sábia.
Importante
O que é desconhecido, geralmente é visto com incerteza ou
receio. Assim ainda são: “A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, A LEI DE MOBILIDADE
URBNA 12.587, E A POLITICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA”, para boa parte de
brasileiros.
Assim o GRUPO MUS-PL, se propõe a fazer um “calma aí, vem
cá, te dou a mão, vamos aprender juntos?”.
O GRUPO MUS-PL, é um grupo de cidadãos de PL que aproxima de
forma amigável esse desconhecido.
Somente quando conhecermos a POLITICA NACIONAL DE MOBILIDADE
URBANA (PNMU), é que vamos entender e sentir o quanto estamos agindo errado
atualmente.
E então, iremos engajar na transformação das preferências
modais que a lei 12.587 preconiza.
Se queres fazer parte desse movimento, e investir nesse
projeto, é só nos comunicar e faremos a sua inscrição no grupo de estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário