quinta-feira, 2 de maio de 2013

7- Educação e Ensinamentos

Como fazer a bicicleta coexistir com o carro?
Além de melhorar a infraestrutura das ruas para torná-las mais seguras aos ciclistas, é igualmente necessário investir em educação. E uma das formas mais prática e rápida de ensinar aos ciclistas como transitar pela infraestrutura cicloviária é iniciar com ciclofaixas móveis ou de lazer ou também como alguns chamam ciclofaixa operacional. Onde os ciclistas aprenderão a obedecer a sinalização viária, e a comportar-se no trânsito ao lado de veículos motorizados sempre orientados e observados por agentes (treinados) do transito da cidade. Estas ciclofaixas ajudarão também a popularizar a bicicleta como meio de transporte.
Ciclofaixa de lazer em São Paulo  do movimento Conviva e Bradesco
O Código de Trânsito Brasileiro contempla de maneira bem abrangente os ciclistas, deixando claro que eles têm direitos e deveres, mas o fato de que a lei raramente é aplicada inibe muitos ciclistas de utilizarem a bicicleta como transporte, e não apenas como lazer.

"Eu diria que o mais urgente é a educação. A infraestrutura também é um problema, mas a educação seria a maneira mais rápida de dar resposta ao problema e dar início à mudança. De nada adianta você melhorar a infraestrutura se as pessoas não estiverem preparadas", diz o advogado Rafael Monteiro de Oliveira, instrutor do grupo Bike Anjo, que oferece treinamento a ciclistas que querem aprender a pedalar de maneira segura em cidades de todo o país.
Nada mais eficaz se começar pelas crianças nas escolas, seguindo o que os países europeus fazem já com muito sucesso. Ensinamento na prática de como se comportar no trânsito quando se é pedestre, ciclista, motociclista ou motorista conforme figura abaixo.
Educação e ensinamentos práticos no trânsito começando cedo nas escolas.

"O primeiro passo é educar motoristas e ciclistas. O motorista deve entender que a bicicleta não é um brinquedo ou forma de lazer, e sim um meio de transporte, que deve ser respeitado como tal. E o ciclista precisa saber que também deve cumprir as leis de trânsito, respeitar a sinalização e dar prioridade aos pedestres".

Trafegar pela contramão, falar ao celular ou usar o mp3 enquanto se pedala, por exemplo, são atitudes tão perigosas para o ciclista quanto para quem o faz atrás de um volante.
Segundo Cavennet, uma cidade que quer se tornar mais amigável para os ciclistas precisa criar um ciclo virtuoso: é preciso segurança para que mais gente aceite trocar o carro pelo pedal, mas também é preciso mais ciclistas para que a cidade se torne mais segura para eles. "Quanto mais gente pedalando entre seus amigos e familiares, melhor. Quanto menos ciclistas você conhece ou vê nas ruas, mais 'motorcêntrica' tende a ser a cultura", diz.  

Os motoristas brasileiros podem ainda não estar habituados, mas as bicicletas chegaram para ficar - e, se motoristas e ciclistas aprenderem a se respeitar, podem ser úteis para ajudar a cultura de um transito mais seguro. 


Bicicletas vieram para ficar e estão sendo muito bem recebidas.

"Não se trata de ser uma cidade amigável apenas para bicicletas, mas também para pedestres. Trata-se de sempre proteger quem é mais frágil", diz Cavennet e o Código de Transito Brasileiro.



Andar de bicicleta é saudável. Os benefícios para a saúde ultrapassam os riscos de lesões no transito, contradizendo a falsa percepção de que a bicicleta é uma atividade perigosa ( ou seja, é mais perigoso ser sedentário). Além disso, quanto mais aumenta o uso, mais seguro é andar de bicicleta.

As bicicletas podem não ser apropriadas para todo indivíduo, nem todos os tipos de deslocamentos, mas na maioria das cidades e principalmente em cidades pequenas e planas como a nossa Pedro Leopoldo, elas têm a capacidade de desempenhar um importante papel. Suas múltiplas vantagens fazem com que ela seja extremamente atrativa para viagens curtas e médias ( 1 a 8 km).

Devido a anos de apoio e investimento dos cidadãos e do poder público, as bicicletas são responsáveis por 20 a 30 por cento de todas as viagens em importantes cidades da Dinamarca, Holanda, Alemanha, França e Colombia.

Entendendo a via pública como parte de um território urbano - altamente disputado - onde a ocupação de espaço pela bicicleta depende de um ambiente favorável ao seu uso, surge a pergunta: Se na maioria das cidades o deslocamento urbano é por meio do andar a pé (e nos municípios pequenos, também por bicicleta), por que as cidades são planejadas dando prioridade para o transito dos veículos motorizados e não para o das pessoas andando a pé ou de bicicleta?
Abaixo fotos de cidades (entre outras) que se tornaram amigas da bicicleta e dos pedestres e que  resolveram os seus problema de mobilidade urbana na área central. Copenhagen na Dinamarca e Amsterdam (Holanda).
Nos inspiremos nestas e em outras cidades e teremos os problemas de mobilidade urbana resolvidos, além de amenizar a poluição causada pelos modais motorizados.



                                          Hora do rush em Amsterdam, onde milhares de pessoas utilizam a bicicleta para ir para o trabalho.

Muitíssimo grato companheiros de leitura e quem sabe em breve, parceiros da mobilidade urbana sustentável da NOVA CIDADE que está nascendo?

A ti Pai, o meu muito e sempre obrigado.
Amém

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