quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

# 98 -Que bom, se esse artigo já fizesse parte da realidade de Pedro Leopoldo.

Pedro Leopoldo/MG cria grupo de estudos para se tornar mais amigável às bicicletas e aos pedestres, melhorando a mobilidade urbana no município.

Paraciclos facilitam  adoção da bicicleta como meio de transporte. Paraciclos no centro da cidade 
 Foto: Paulo Pereira

Para fomentar a cultura da bicicleta e seu uso como meio de transporte, a prefeitura de Pedro Leopoldo (MG) criou, por meio do decreto 2.016, o Grupo de Estudos a Projetos Cicloviários, formado por técnicos das secretarias de Planejamento, Transportes e Obras.

A meta do plano municipal é melhorar a infraestrutura cicloviária, implantar estacionamentos para bicicletas (paraciclos e bicicletários) e, a bicicleta pública. De acordo com o secretário de Transportes, as ciclovias serão parte do conceito chamado “Circula PL” – que já inclui o transporte coletivo.

Segundo a prefeitura, o objetivo é chegar aos 12 km de ciclovias no curto prazo e 40 km no longo prazo, mesclando trechos de implantação própria do setor público com outros negociados como contrapartidas de novos empreendimentos privados. Apenas oito quilômetros foram construídos nos últimos anos – nas ruas Dr. Rivadávia e Agenor Teixeira Costa. (sem considerar que hoje estão completamente abandonadas e necessitando de uma reforma geral)

Está em estudo a implantação de ciclorrotas em vários pontos da cidade ainda este ano. E também há estudos de construção de ciclovias nas avenidas Romulo Joviano e Cel. Juventino Dias e Estrada do Coqueirinho, além é claro na principal via da cidade Rua Comendador Antonio Alves, semelhante a da foto abaixo, protegida por estacionamento de autos.
Ciclovia protegida por estacionamento
Também faz parte do estudo, implantar a lei da bicicleta no município a qual além de outras diretrizes, obrigará a qualquer benfeitoria feita na estrutura da malha rodoviária, uma implantação de estrutura cicloviária também, além de obrigar aos estabelecimentos comerciais de maior porte possuírem espaço e paraciclos para estacionamento das bicicletas.  
Intermodalidade
O trabalho do Grupo de Estudos a Projetos Cicloviários vai focar na conjunção da bicicleta com o projeto do ônibus para a região norte, que tem previsão de início de construção em julho desse ano. Estão previstas construções de bicicletários nos terminais e colocação de suportes nos ônibus para o transporte de bicicletas.

Resgate histórico
O grupo vai trabalhar também para realizar um resgate histórico do uso da bicicleta como mobilidade em Pedro Leopoldo, muito vista em especial nas antigas fábricas e seus enormes bicicletários, em sua fase operária ao longo do século XX. O deslocamento espacial das empresas e o aumento do trânsito nas ruas mudou esse cenário ao longo do tempo.
O grupo vai buscar referências em outras cidades do Brasil e do exterior para orientar a mudança de Pedro Leopoldo em direção a uma cidade mais amiga da bicicleta.

Reconhecimento da prioridade ao pedestre.
Aconteceu na Prefeitura Municipal, a licitação para Contratação de Empresa para executar obra de Requalificação de Calçadas, com passagens elevadas em pavimentação intertravada, em vários logradouros do município de Pedro Leopoldo.

Uma necessidade premente e constante na lei federal 12.587 de janeiro de 2012

Paulo Pereira Netto.


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