sexta-feira, 22 de outubro de 2021

#150 - A rede de vizinhos protegidos.

O QUE È UMA REDE DE VIZINHOS

É a organização dos moradores de um bairro ou rua ou um quarteirão em prol da segurança pública dos mesmos. A essência das redes de proteção é o trabalho em equipe, todos são responsáveis pela segurança de todos. Rede esta com assistência, orientação e apoio da Policia Militar.

COMO FUNCIONA

Os vizinhos sabem a rotina um do outro, e assim ao observar uma ação suspeita na rua, ou na casa de um vizinho, entrar em contato imediatamente com o vizinho que está a sofrer esta ação e também com demais vizinhos integrantes da rede. Em seguida, se a ação persiste, entrar em contato com a Policia Militar nos telefones 190 ou da Cia em PL 36631200.

Participo da rede de vizinhos protegidos da rua Dr. Rocha que abrange o quarteirão formado pelas ruas Dr.Rocha, Benedito Valadares e Dr. Roberto Belizario Viana.

Foto com alguns participantes da Rede na 1ºreunião com a PM.

AÇÔES QUE AJUDAM NA VIGILÂNCIA DA VIZINHANÇA

Este quarteirão já por costume e cultura é um quarteirão onde os moradores costumam se reunir com frequência em frente às suas residências para papear o que é comprovado pela existência de 12 bancos de concreto no mesmo. Alguns na Rua Dr.Rocha, outros na Benedito Valadares e outros na Dr.Roberto Belizario. 

EXEMPLO PARA OUTROS QUARTEIRÔES

O quarteirão em referência  é um exemplo a ser seguido por outros, pois possui diversas outras qualidades entre as quais destaco:

1- Limpo. Os moradores estão sempre a cuidar cada um da frente de sua casa. 

2- Arborizado. Diversos moradores plantaram as árvores em frente a sua moradia com a cooperação da Andrei Engenharia que fornece as mudas.

3- Sustentável. Uma boa maioria utiliza a caminhada e a bicicleta para seus deslocamentos diários. 

4- Amigável. A  colaboração entre a maioria dos residentes é grande e saudável.


AÇÔES PARA SE TER MELHOR QUALIDADE DE VIDA

a) Pretendemos, criar espaços seguros e livres dos carros, para a confraternização dos moradores, (crianças, jovens, adultos e idosos)  aos finais de semana.

b) Pretendemos com a ajuda da Transpl, implantar zonas de moderação de tráfego na redondeza em preferência aos quebra-molas, para que a velocidade máxima de circulação dos motorizados fique no máximo nos 30km por hora, tornando assim esta região segura para pedestres e ciclistas.



Nenhum comentário: