sexta-feira, 21 de junho de 2013

14- Dias Melhores Virão.


Sabemos que a luta é longa, árdua e bastante difícil até que alcancemos os objetivos traçados nos planos da mobilidade urbana que julgamos ser útil e que irá trazer melhoras bem significativas para todos os moradores desta prazerosa cidade de Pedro Leopoldo de aproximadamente 60.000 habitantes.
Como já citei em postagem anterior e volto a citar aqui também, a vantagem que a nossa cidade tem em relação a muitas cidades mineiras - a área central totalmente plana e convidativa à caminhada e pedalada. Possuidora desta vantagem e não saber aproveitá-la bem, isto nos deixa bastante triste e decepcionado pois quantas cidades no estado de Minas Gerais, não utilizam mais a bicicleta  devido ao relevo montanhoso? Sabemos também que uma mudança de hábito até mesmo dentro de nossa casa é difícil, tanto a implementação e a manutenção,quanto mais em uma cidade.Mas apesar de ciente de tudo isso, convido a todos a persistirmos em nossos objetivos e a não esmorecermos, conforme também nos mostra o texto a seguir de William Cruz - publicado no VádeBike (Itaú).











 "Pioneiros, os ciclistas que hoje desbravam as ruas e impõem seu direito de circulação abrem caminho para as próximas gerações, que em pouco tempo ajudarão a tornar nossas cidades mais humanas, agradáveis e cicláveis.
A mudança já começou e os sinais são claros. A quantidade de bicicletas nas ruas aumenta a cada dia. Cada vez mais pessoas têm parentes, amigo ou amores que pedalam, passando a ver quem se desloca em bicicleta como cidadãos e não como obstáculos ao fluxo do automóvel.
O assunto é cada vez mais debatido e a parte boa da imprensa tem mudado de foco, defendendo o direito de uso da bicicleta e buscando esclarecer como esse uso pode mudar as cidades. Pessoas de visão no executivo e no legislativo começam a mudar de opinião sobre a importância das pedaladas e a necessidade de proteger os ciclistas, esforçando-se, ainda que de forma trôpega, para mudar as políticas estabelecidas e o planejamento urbano voltado unicamente ao automóvel.
A adaptação das cidades e da sociedade ao uso da bicicleta é lenta, difícil, custosa, mas já se colocou em movimento e não pode ser parada. Nossa urgência de mudanças, de proteção às nossas vidas, por vezes nos faz pensar que nada caminha, os retrocessos nos frustram, as falhas em projetos e iniciativas nos desanimam. Mas analisando por uma perspectiva histórica, a mudança é inequívoca. Basta avaliar os últimos dez anos.
A mudança trazida pela bicicleta traz as cidades mais próximas das pessoas, beneficia também os deslocamentos a pé, promove uma interação com o ambiente urbano, um resgate da cidadania e da sensação de apropriação do espaço público, no sentido de usufruto e de responsabilidade.
Cidades cicláveis e acessíveis beneficiam a todos – até a quem, ainda assim, desejar continuar usando o automóvel. Aos que não acreditam, o tempo mostrará.
Continuem pedalando. Continuem mudando o mundo. Continuem acreditando e lutando porque dias melhores virão."
No nosso caso aqui em Pedro Leopoldo, a semente foi plantada no dia 02 de fevereiro de 2013, quando levei ao conhecimento de nossa Prefeita algumas ideias e a solicitação de recuperação das ciclovias abandonadas que ligam o bairro de Dr. Lund ao centro e a ciclovia que liga a região norte ao centro. A criação de uma, que liga o bairro Sto Antonio da Barra ao centro e algumas idéias de implantação de ciclofaixas na região central e de vias compartilhadas.
Notei na nossa prefeita Eloisa demonstração de interesse e citações de que no próximo ano de 2014 alguma ação deverá ser tomada no sentido de estudar a viabilização das solicitações.

E agora, nas recentes manifestações populares em Pedro Leopoldo, foi incluída solicitação de ciclovias para nossa cidade, reflexo de apelos, e de campanhas de conscientização e esclarecimento da utilidade das bicicletas nos dias atuais onde os espaços para os carros (devido ao grande número existente) não dá mais para serem ampliados. Qual a saída? Utilizar transportes alternativos ou seja, coletivo, bicicleta e caminhada. Não há outra saída. As quais são também sustentáveis e não agridem ao meio ambiente.

Mais uma missão cumprida amigos. Espero realmente que esse esforço nos traga dias melhores para todos.
A ti Pai agradeço sempre e a nossa fé em ti só nos dará dias melhores. Amém. 

Nenhum comentário: