sábado, 27 de julho de 2013

19- A bicicleta e as endorfinas.

Que todos sabem que pedalar é um ótimo exercício físico não temos dúvida alguma. Porém que ela contribui enormemente para a liberação da endorfina, acredito que muitos ignoravam.
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substância química, que transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, ela é o hormônio do prazer.
Sua denominação se origina das palavras "endo"(interno) e "morfina"(analgésico).
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a que dá o efeito mais eufórico ao cérebro. A endorfina é produzida em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.
Efeitos principais das endorfinas:
# Melhoram a memória
# Melhoram o estado de espírito (bom humor)
# Aumentam a resistência
# Aumentam a disposição física e mental
# Melhoram o nosso sistema imunológico
# Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos
#Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos(radicais livres)
#  Aliviam as dores
# Melhoram a concentração

Pesquisa recentes
Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos orgãos como o coração, intestino etc...).
Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. O consumo de chocolate e pimenta também estimula a produção de endorfina. A endorfina também é liberada após 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos, como uma leve corrida ou pedalada.
Sou testemunha do bem que a endorfina faz, pois quando iniciei a minha nova etapa do uso da bicicleta, me encontrava em um tratamento anti depressivo e as pedaladas, recomendadas pelo meu médico, me ajudaram tremendamente em minha recuperação. Por esse e por outros motivos já mencionados em postagens anteriores, que sou fã incondicional do uso da bicicleta. A magrela é realmente sensacional em todos os aspectos. Recomendo àqueles que ainda não a utilizam.






Obrigado por lerem mais essa.
A ti Pai o meu hoje e sempre obrigado.
Até a próxima, se assim o Pai me permitir.



Nenhum comentário: