terça-feira, 15 de outubro de 2013

31 - A Reconquista do Espaço Público para as Pessoas.

A visão tradicional da cidade 
Os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas ao se locomoverem nas cidades,é fruto de uma visão errônea de que a cidade pode se expandir continuamente, e desconsideram-se os custos de implantação da infraestrutura necessária para dar suporte ao atual padrão de mobilidade, centrado no automóvel, cujos efeitos negativos são distribuídos por toda a sociedade, inclusive entre aqueles que não possuem carro.
Atualmente, podemos identificar vertentes opostas nos modelos de planejamento urbano.
Algumas delas promovem um estilo de vida cada vez mais individualizado, ao priorizarem o uso dos transportes particulares restringindo, gradualmente o convívio social.



Outras vertentes se baseiam no incentivo aos meios não motorizados de transporte, na construção de passeios públicos, na incorporação da bicicleta e na garantia de acessibilidade às oportunidades que a cidade oferece. Esse último conjunto de medidas, que já é uma realidade em várias cidades do mundo, melhora enormemente as condições de convívio urbano e traz benefícios diretos para a qualidade do meio ambiente local e global.

Calçadão na cidade promove o convívio social e a melhoria do meio ambiente.


Parque público onde encontra-se amigos, um sol,um bate papo,uma leitura e um namoro.
Um parquinho onde entreter os pequeninos com segurança.

Uma cidade voltada para as pessoas é aquela onde a qualidade de vida está em primeiro lugar,onde faz-se a reconquista do espaço urbano tomado pelo transporte individual e as pessoas são respeitadas e têm várias opções de lazer, de locomoção e convivência social. 

Pouco a pouco, os impactos ambientais, econômicos e sociais causados pelo atual modelo de transporte têm forçado algumas cidades a rever suas prioridades, de modo que diversas cidades passaram a adotar medidas de moderação de trânsito (traffic calming), no intuito de tornar as vias urbanas compatíveis com diferentes modos de transporte e de possibilitar a utilização do espaço público não só como local de circulação mas de convivência urbana.


Pouco a pouco também, diversas cidades  mundo afora, estão reconquistando seus espaços públicos com a implementação de melhores calçadas e ciclovias e reduzindo as áreas ocupadas por estacionamentos, a fim de que estes voltem a ser habitáveis ou possam acolher atividades públicas.




Nos locais onde têm sido implementado esses projetos, observa-se que as pessoas tendem a responder positivamente e até com entusiasmo à oportunidade de caminhar, andar de bicicleta e participar da vida pública no espaço coletivo.

Um dos objetivos primordiais do planejamento urbano, e mais especificamente do planejamento de transportes, deve ser a busca pela qualidade de vida nas cidades, para que os habitantes realmente vivam os espaços urbanos, e não apenas passem por eles.
Pena que o Brasil em sua maioria, não perceba isto e as cidades ainda estejam só voltadas para o beneficiamento ao automóvel, não se pensando em meios alternativos de locomoção e convivência social.

Grato a todos e a ti Pai por mais uma postagem.

Bibliografia consultada: Instituto de Energia e Meio Ambiente.


Um comentário:

Unknown disse...

É muito comum flagrar em BH, nas poucas ciclovias que já existem(muito mal planejadas e implantadas) motociclistas se utilizado deste espaço para "passar na frente" na "corrida do trânsito do dia a dia. Ontem mesmo vi isso na Avenida Tancredo Neves (saída do bairro Castelo)