segunda-feira, 14 de outubro de 2013

30 - Como Incorporar a Bicicleta na Cidade

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. A persistência é o menor caminho do êxito.” — Charlie Chaplin

Motivado pelo discurso de Charlie Chaplin, continuarei a divulgar pouco a pouco meus esforços no sentido de tornar a cidade onde vivo uma cidade mais sustentável, mais humana, mais voltada para as pessoas e mais amiga da bicicleta, resgatando o que outrora era maioria em circulação na cidade e que pouco a pouco sem que percebêssemos foi sendo substituído pelo automóvel e transformando a cidade um mar de veículos motorizados, barulhentos, poluentes e anti social.

 
foto: arquivo Geraldo Leão

A nossa outrora pacata P.Leopoldo,
 onde a bicicleta era o meio de transporte mais usado para todos os fins, passeio, trabalho, compras, visitas etc. hoje, cede lugar aos veículos que expulsam-nas de seu habitat natural ( as vias), tratando-as como intrusas, atrapalhando o caminho do automóvel, que impaciente tem pressa de chegar a um local e lá ficar estacionado durante horas a ocupar um espaço que de direito é de todos e não só dele, atrapalhando quem deseja se locomover em segurança e também chegar a seu destino de uma forma saudável, silenciosa  não poluente, social e comunicativa.

COMO INCORPORAR NOVAMENTE A BICICLETA EM PEDRO LEOPOLDO.
A fim de que a incorporação se torne permanente, sugiro aos poderes legislativo e executivo a criação de um projeto de  lei de iniciativa popular que institui a bicicleta como modal de transporte regular na cidade. O mesmo está tendo suporte popular mediante a assinatura de uma petição.

A seguir com ajuda de bibliografia fornecida pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, listo os motivos que levam  cidades a criarem uma estrutura cicloviária.
Cidades de países desenvolvidos, por exemplo, tradicionalmente justificam a implantação de planos cicloviários com base na questão ambiental e no uso excessivo do automóvel. Nesses casos, a bicicleta tem um papel de elemento estruturador, e não de mero ator coadjuvante. Além disso, a bicicleta contribui para a revitalização dos centros degradados.

A incorporação das bicicletas na cidade deve fazer parte de uma política de mobilidade urbana que considere o desenvolvimento dos meios não motorizados de transporte, a fim de promover a inclusão social, a redução da poluição e a melhoria da saúde pública, contribuindo assim para a construção de cidades sustentáveis, o que é um direito estabelecido no Estatuto da Cidade ( Lei Federal 10.257/2001).

A incorporação da bicicleta no sistema de mobilidade urbana precisa ser planejada, respeitando-se as características locais, e se dá através das seguintes ações:

1- Implantar infraestrutura
  • Construção de ciclovias
  • Construção de ciclofaixas
  • Implantação de ciclorotas
  • Conexão dos trechos de ciclovias já existentes
  • Integração com o sistema de transporte coletivo
  • Implantação de bicicletários e infraestrutura de apoio em estações e terminais de transporte.
2- Promover a micro acessibilidade
  • Promoção do uso da bicicleta nas escolas de bairros, por meio da construção de ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e bicicletários.
3- Promover a segurança

Semáforo e sinalização para as bicicletas e pedestres


  • Desenvolver programas de educação para ciclistas e motoristas
  • Implantar sinalização de trânsito específica
Permitir em algumas vias o contra fluxo para as bicicletas,tornando seu deslocamento mais rápido.


4- Estimular o uso
  • Implantação de ciclofaixas móveis
  • Desenvolvimento de campanhas de valorização e estímulo ao uso da bicicleta
  • Desenvolvimento de ações facilitadoras ( aluguel de bicicleta,)
  • Por princípio, todas as ruas da cidade de Pedro Leopoldo são cicláveis. O que, então, é necessário para consolidar a bicicleta como um meio de transporte na cidade?
  • Não considerar o automóvel como única forma de deslocamento
  • Dividir o espaço público de uma maneira mais justa e democrática
  • Priorizar a bicicleta e o pedestre em todos os projetos viários
  • Implantar redes de ciclovias e suas infraestruturas auxiliares (bicicletários, sinalização etc.)

Desenhar e planejar o sistema viário de maneira que o uso da bicicleta e do passeio público seja mais seguro e atrativo.

A ti Pai, agradeço mais uma vez por tudo.

Bibliografia: Instituto de Energia e  Meio Ambiente

2 comentários:

Unknown disse...

Quando é que vai começar a acontecer o teste da ciclovia de fim de semana? Qual o prazo combinado com a prefeitura?

ppnettoblogspot.com.br disse...

Bruno, Em breve muito em breve. Aguardem