sexta-feira, 27 de setembro de 2013

29 - QUAL É SEU ESTILO DE VIDA?


O estilo de vida do indivíduo é a sua escolha. O estilo de vida de uma cidade são as opções que a cidade oferece aos seus habitantes para o seu deslocamento, para a sua diversão, para o seu trabalho.  A infraestrutura urbana molda o nosso estilo de vida ou seja, molda a escolha do individuo.

Foi o que aconteceu em todo o Brasil nestes anos que se passaram. A nossa infraestrutura urbana foi sempre direcionada para a locomoção por automóvel e isto moldou o nosso estilo de vida.

Agora, com o rápido crescimento do poder aquisitivo do povo brasileiro mais classes sociais tiveram acesso ao automóvel e cada indivíduo fez a sua escolha de estilo de vida na locomoção, e o resultado estamos presenciando a cada dia, com conseqüências que irão tirar o sono e a tranqüilidade, caso não mudemos o nosso estilo de vida , tanto do indivíduo quanto da cidade.

Não é sem motivo, que estamos vendo a cada dia o aumento de propagandas na TV, nas revistas, nos jornais, nos mostrando outros modais de deslocamento como BRTS, METRÔS, VLTS, BIcicletas e retorno do TREM ( que nunca deveria ser removido de nosso território, mas sim incrementado).

Foi preciso o advento de sediarmos  uma Copa do Mundo para que os brasileiros percebessem (já tardiamente) que o sistema de transporte de nossas cidades é insuficiente, que não adianta criar-se mais ruas, torná-las mais largas, criar-se mais viadutos, trincheiras etc. etc, para melhorar o fluxo do transito de automóveis.




O que temos que fazer, é melhorarmos o fluxo de pessoas e não de automóveis. Um ÔNIBUS, um TREM de superfície transportam quantas pessoas de uma só vez? Que espaço necessitaríamos ter para transportamos todas estas pessoas se as mesmas decidirem não ir de transporte coletivo e sim com o seu automóvel? Adiantará construir-se mais e mais ruas, avenidas, trincheiras, viadutos, pontes?

Reflitamos e transportemos isto para a nossa cidade de PEDRO LEOPOLDO. Temos espaço e recursos financeiros para implantarmos tantas avenidas, tantas ruas, tantas trincheiras e tantos viadutos?  Pensem e me respondam.
Ou mudemos o estilo de vida de nossa cidade e o nosso próprio também, ou sucumbiremos em uma imobilidade inevitável em pouquíssimo espaço de tempo.


Foto local com sinal aberto e trânsito ainda engarrafado.
Portanto meus conterrâneos urge pensarmos  em soluções para a nossa  cidade para não deixá-la morrer. Soluções sustentáveis, rápidas, fáceis e financeiramente viáveis.
Trata-se portanto de priorizar, no nosso caso em particular, modais de transporte coletivo e também aqueles movidos pela força humana, tais como a bicicleta, o patinete, o skate, o patins e a caminhada.


E para priorizar e incentivar esses modais, é necessário melhorar o passeio público e transformar algumas ruas da cidade em ruas de pedestres, implementar-se ciclofaixas, ciclovias e redesenhar o fluxo dos automóveis para uma melhor mobilidade e segurança para todos.


Redesenhar o fluxo dos automóveis é essencial, porém só depois de redesenhada a cidade para as pessoas e meios de transporte coletivo e de propulsão humana não poluente no nosso caso a bicicleta.
Contamos para isso com uma verba federal que Pedro Leopoldo ainda não se candidatou para receber para financiar todas as implementações citadas nesse post. Por favor administração pública de Pedro Leopoldo, população de Pedro Leopoldo, vamos exigir os nossos direitos a uma convivência melhor, menos estressante, mais voltada para as pessoas e assim construirmos uma Nova Cidade para nossos filhos, netos e bisnetos. É só solicitar do Governo Federal ajuda técnica para elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Pois de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU - Lei 12.587 / 2012) todos os municípios brasileiros que possuam mais de 20 mil habitantes devem elaborar esse Plano até abril de 2015. Se o Plano não for elaborado no prazo ou não seguir às diretrizes exigidas, as cidades não receberão mais verbas federais destinadas à mobilidade urbana, até que cumpram as exigências da PNMU.

Obrigado mais uma vez aos leitores, pela audiência e pelos comentários.

Precisamos discutir, debater entre nós e as autoridades para chegarmos a um consenso do que é melhor para nossa cidade. Continuarmos do jeito que está, piorando dia a dia a sua mobilidade com um crescimento mensal de 140 veículos motorizados? Ou repensarmos o nosso estilo de vida e da cidade e termos um futuro melhor em matéria de mobilidade urbana e sustentabilidade?

 "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes"    - Albert Einstein

Agradeço a ti Senhor por não deixar que eu desanime e continue a luta de transformar os meus sonhos em realidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Mais um ótimo post. Esta frase do Einstein utilizo demais nos meus treinamentos e consultorias em gestão! É óbvia, mas na prática as pessoas parecem não reconhecerem isso e acham que as coisas vão mudar sem que nada diferente seja feito.