segunda-feira, 23 de setembro de 2013

27 - " A NEW CITY" - The city I wish you-

                 "Uma nova cidade"- A cidade que lhes desejo -
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador mas una seus sonhos com disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustadas. Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.
Augusto Cury
Conscientes da problemática ambiental e do caos no transporte público e no transito, os cidadãos da New City perceberam o quão necessário são as Ciclovias e as Ciclofaixas em todos os Corredores Viários e Vias Estruturais previsto no Plano de Mobilidade para a New City. Encorajaram o Poder Público municipal  nas suas esferas Legislativa e Executivo a implantar e implementar uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um meio de transporte.
Para pressioná-los a aprovarem uma lei de iniciativa popular, os mesmos se uniram e fizeram um abaixo-assinado do qual mais de 3.000 cidadãos participaram. 
Uma comissão representando os assinantes do abaixo-assinado levou o mesmo até a Presidência da Câmara do município. 

ABAIXO – ASSINADO PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA MOBILIDADE
URBANA SUSTENTÁVEL (LEI DA BICICLETA) DA NEW CITY

PARA: PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA NEW CITY

Projeto de lei de iniciativa popular.

                    PROJETO DE LEI N.2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2013.

                                  "Institui a bicicleta como modal de transporte regular da
                                                                                            NEW CITY.”

Art.1º Fica instituída a bicicleta como modal de transporte regular da NEW CITY.

Parágrafo único. A instituição da bicicleta como modal de transporte regular implica na implantação, pelo Poder Executivo Municipal, de ciclofaixas e ciclovias, em modelo funcional, interconectando o centro da cidade aos bairros.

Art.2º Terão espaços reservados para bicicletas, na forma de bicicletário e/ou estacionamento:

I – Os terminais de transporte coletivo;
II- Os prédios públicos, municipal, estadual e federal;
III- Os estabelecimentos de ensino;
IV- Os complexos comerciais, tipos shopping Center e Supermercados;
V - Praças e parques públicos.

Art.3º Serão realizadas campanhas para a educação para cultura do uso da bicicleta como meio de transporte, inclusive fazendo uso contínuo do imobiliário urbano para incentivar a sua utilização e promover seus benefícios.

Art.4º Serão implantados bicicletários em pontos estratégicos da cidade a exemplo dos moldes do sistema de Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel.

Art. 5º O Poder Executivo Municipal terá o prazo de 180 (cento e oitenta dias), contados da entrada em vigor da presente lei, para apresentar os estudos para implantação das ciclovias, ciclofaixas, e dos bicicletários.

Art.6º As despesas decorrentes da aplicação desta lei serão advindos da arrecadação das infrações de trânsito urbano, do estacionamento rotativo e de dotações orçamentárias previstos para essa finalidade.

Art. 7º O Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua publicação.

Art. 8º Esta Lei de Iniciativa Popular entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

A lei foi aprovada,  está em vigor na New City e o povo acompanha com grande expectativa e participação o desenvolvimento dos projetos elaborados por uma Empresa Especializada, contratada pela Prefeitura .
                                   
 1a. Etapa do Projeto prevê calçadas mais largas na avenida principal e redução do fluxo de carros.
Nos próximos três anos, a avenida principal da “NEW CITY” vai passar por intervenções para desafogar o fluxo de veículos no hipercentro, priorizando segurança aos ciclistas e conforto aos pedestres. Entre as ações estão o alargamento das calçadas do lado esquerdo  e do lado direito da via utilizando parte dos estacionamentos rotativo. No mesmo espaço serão construídas duas ciclofaixas de sentido único cada uma, na avenida. Também está previsto a construção de paraciclos em pontos estratégicos para estacionamento momentâneo das bicicletas particulares e implementação de ruas para pedestres (c/calçadões) conforme fotos abaixo.


Após as etapas projetadas a Nova Cidade terá um visual semelhante a esse. Uma cidade voltada para as pessoas.

Em cima corte transversal da via abaixo, com ciclofaixas nos dois sentidos da via

Ciclofaixas  nas vias, substituindo as dos estacionamentos.
Calçadões; pessoas transitam sem o barulho e  preocupação com os carros.

As medidas fazem parte do estudo de requalificação do hipercentro  e, de acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, prevê ainda vias de passagens — ruas sem estacionamentos públicos — e vias verdes, que combinam baixa velocidade(30km) com trânsito de pedestres e bicicletas e estacionamentos particulares criados por incentivos de lei específica com a possibilidade de concessão de benefícios.








As modificações, agradaram à maioria das pessoas ouvidas pelo jornal OBSERVA TUDO e pela revista HERE AND NOW da “NEW CITY”. De dez entrevistados, sete concordam com as alterações. “Este modelo de calçada já deveria ter sido construído há muito tempo”, diz o taxista Paulo Amora. “Tudo que vem para melhorar é sempre bom” diz a professora Maria Pera.


                            

Calçadões e mobiliário urbano, tornam a via mais prazerosa de se permanecer. Dando mais vida e segurança à mesma.

  "A única coisa que me preocupa é se a via não vai ficar muito estreita”.dis José Piqui carteiro na cidade.”Outra coisa que pode ajudar é regulamentar a carga e descarga somente depois das 19h”, diz o motorista e comerciante João Manga. “A calçada mais larga sem transito na avenida pode trazer mais clientes para o comércio”, diz Adalberto Cajá, gerente de uma ótica. “Será muito bom ter um espaço reservado para usar bicicleta”, diz o pintor e ciclista Wenderson Mamão. "Olha este negócio de mudança não é comigo não, dá muito trabalho. Hoje a cidade tá funcionando mais ou menos, então pra que mexer, sô", diz o ajudante de pedreiro Quintino Abacaxi.

As outras etapas do projeto ainda não foram divulgadas, mas a empresa responsável pelo projeto ficou de divulgá-las depois que a 1a. etapa for implantada e os resultados dessa implantação forem sentidos na prática pela população que é a parte mais importante nesse projeto.

Vejam o que diz o responsável pelo projeto:

 "A nossa empresa é reconhecida mundialmente por bons serviços prestados na área de mobilidade urbana sustentável e novo urbanismo. Projetamos tudo baseados em pesquisas junto à população, ouvindo aqueles que vivem na cidade as suas principais necessidades. Nosso trabalho é voltado para atender as pessoas e assim fazendo a nossa margem de acerto e satisfação popular é superior a 94% em todos os projetos desenvolvidos dentro e fora de nosso país. Portanto, após conhecidos e analisados os resultados da 1a. etapa é que terminaremos e divulgaremos as demais. Lhes digo com base em nossa experiência que temos condições de transformar essa cidade em uma cidade padrão e referência para as demais desse país. Muito desse sucesso depende também da colaboração dos protagonistas que atuam na cidade. Pois sem a participação ativa e correta dos mesmos nenhum projeto será vencedor."
Perguntado também de como mudar nossa cidade e transformá-la uma cidade amiga da bicicleta, o mesmo que tem bastante experiência nos diz:
" Para tornar uma cidade amiga das bicicletas e das pessoas, é preciso termos prefeito e vereadores comprometidos com mudanças, sem medo de tentar o novo e de contrariar setores acomodados da sociedade. É importante também que cidadãos participem das audiências públicas e demandem mudanças na cidade, mudanças que beneficiem pessoas, não automóveis ou mercado imobiliário.
 Como em toda mudança de cultura, haverá forte resistência. Do jeito que a cidade está, todos já sabem como funciona e a maioria se adapta à situação ruim; com o anúncio de mudanças, vem o receio de parte da população de não conseguir se adaptar à nova situação. Em especial o setor do comércio, que é voltado hoje aos clientes que chegam de carro.
É importantíssimo esclarecer que os clientes são as pessoas e não os automóveis, eliminando o receio de que menos carros signifique falta de clientes. Ciclistas, pedestres, também são consumidores".
Gostaria de ouvir a sua opinião morador de Pedro Leopoldo.
Você acha que seria bom -também para a nossa cidade- medidas semelhantes a estas?

Agradeço a colaboração e volto a afirmar que só com a compreensão e a união de todos é que conseguiremos fazer de Pedro Leopoldo uma cidade voltada mais para as pessoas e não só para os carros.

Obrigado Senhor, por mais este.


Favor deixarem as opiniões nos comentários. A sua participação é importante e necessária.  Grato










4 comentários:

Gisnaldo Amorim e Junia Sales disse...

MUITO BOM O PROJETO PAULO E APOIO, COM ALGUMAS RESSALVAS...

ACHO QUE UM PROJETO COMO ESTE TENDE A CONTRARIAR OUTROS INTERESSES DE PESSOAS EM PARTICULAR, DO SETOR DO COMÉRCIO , DO SETOR DE SERVIÇOS, DE INTERESSES EMPRESARIAIS E DE MAIS QUESTÕES ASSICIADAS À MOBILIDADE URBANA, TAIS COMO, O TRANSPORTE COLETIVO E A QUESTÕES LEGAIS ASSICIADAS AO PLANO DIRETOR E AO CÓDIGO DE POSTURAS, ALÉM DE ENVOLVER DISCUSSÔES SOBRE SEGURANÇA URBANA.
NÃO SABEMOS ATÈ QUE PONTO UM PROJETO DE PRIORIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS BICICLETAS ENCONTRARÁ O RESPALDO DA POLÍCIA MILITAR E OUTROS SETORES ASSOCIADOS A GARANTIA DE SEGURANÇA PREVENTIVA, POIS A NOSSA COMUNIDADE ESTÁ MUITO ALARMADA COM OS SUCESSIVOS ASSALTOS QUE ESTÃO OCORRENDO COM TRANSEUNTES NO MOMENTO...
POR ISTO ACHO IMPORTANTE ENVOLVER UM GRANDE DEBATE DA SOCIEDADE CIVIL COM OS PODERS PÚBLICOS E INCLUSIVE AS POLÌCIAS CIVIL E MILITAR, AFIM DE AFINARMOS UMA ESPÉCIE DE PACTO SOCIAL E COLETIVO, PARA QUE TODA A SOCIEDADE COLOQUE SUAS QUESTÕES, QUE DEVEM SER MUITO MAIS DO QUE EU ABORDEI AQUI ANTERIORMENTE...
TEMOS QUE SEGUIR POR UMA RETOMADA DA BOA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE, POIS SE CONTINUARMOS DE JEITO QUE ESTÁ, COM A MAIORIA DOS CIDADÃOS, INFELIZMENTE, AINDA MUITO ACOMODADOS EM USAR AUTOMÒVEL PARA QUALQUER DISTÂNCIA.EM QUALQUER SITUAÇÃO,INCLUSIVE FICO ABISMADO COMO ALGUNS SUJEITOS TEM CORAGEM DE QUEIMAR GASOLINA E DINHEIRO PARA DESFILAR EM FURRECAS E/OU CARROS POSSANTES DE CABINE DUPLA, COM O SOM NA MAIOR ALTURA.. NOS SÁBADOS E DOMINGOS NINGUÈM AGUENTA... TALVEZ QUE SEJA CRIADO UM ESPAÇO PARA QUE ESTAS PESSOAS POSSAM COMPARTILHAR BARULHOS SEM INCOMODAR PESSOAS QUE ESTÃO EM ORAÇÂO NAS IGREJAS E TEMPLOS DE SILENCIO E MEDITAÇÂO, FAZENDO PROCISSÔES, REALIZANDO CANTOS DE CONGADO E FOLIA, SEM CORREREM O RISCO DE TEREM SEUS TÍMPANOS ESTOURADOS E/OU, DE SEREM ATROPELADOS EM PLENA MEDITAÇÂO CANTANTE E SAGRADA...
OS ESPAÇOS NÃO TEM QUE SER GARANTIDOS SOMENTE PARA BICICLETAS , MAS PARA QUE TODAS OS CIDADÃOS TENHAM VEZ PARA EXPRESSAR A ARTE E OS VALORES QUE CRÊ E COMUNGUE EM GRUPOS IDENTITÀRIOS, SEM QUE SEJA TÃO CONSTRANGIDOS POR SONS E ESPETÀCULOS ORGIÀSTICOS DE EXAGEROS.
ESTAMOS NA ERA DO MULTICULTURALISMO, MAS, INFELIZMENTE, IMPERA UM AUTORITARISMO AMEAÇADOR RESTRINGINDO NOSSA LIBERDADE DE ESCOLHA E DE EXPRESSÂO DE NOSSOS VALORES...
NÃO TEMOS QUE EXPRESSAR VALORES CULTURAIS,ÈTNICOS, RELIGIOOSOS, ARTÌSTICOS E MUSICAIS POR PRESSÂO E AMEAÇA,MAS, POR ESCOLHA LIVRE, SE NÃO A DEMOCRACIA SERÁ SEMPRE UMA GRANDE FALÁCIA...

E MAIS UMA VEZ, PARABÈNS PELO ÒTIMO PROJETO E PELA SUA ATUAÇÃO CÌVICA MODELAR PARA AS NOVAS GERAÇÕES, TÂO CARENTES DE REFERÊNCIOAS MASCULINAS NO MUNDO DE HOJE..

...VIDA LONGA AO PAULO...

...E QUE NÃO PARE POR AQUI...

Pr. Dr. Gisnaldo Amorim Pinto.

Unknown disse...

Muito bom Gisnaldo o seu comentário. Só tenho uma consideração. O projeto pelo que eu entendo apesar de focalizar muito a questão das bicicletas, não prevê que as demais modalidades sejam abandonadas. O projeto prevê que todas consigam conviver de forma harmoniosa com regras e princípios a serem seguidos e respeitados por todos, inclusive pelos ciclistas. Ninguém é mais ou menos que ninguém. Volto a dizer que o que falta é a vontade das pessoas e a coragem de mudar. Que oportunidade magnífica tem nossos governantes de transformar a história de Pedro Leopoldo a partir de uma ideia brilhante que está sendo apresentada gratuitamente através desse blog. A resistência à mudança é natural do ser humano, mas como diria Albert Einstein: "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes"

Luiz Paulo disse...

Parabéns pelo projeto, Paulo. Apoio totalmente e sugiro que ao apresenta-lo que seja votada uma audiência pública para que toda a sociedade interessada participe e possa compreender e assimilar os benefícios dos mesmo a curto, médio e longo prazo.

Luiz Paulo disse...

Parabéns pelo projeto, Paulo. Apoio totalmente e sugiro que ao apresenta-lo que seja votada uma audiência pública para que toda a sociedade interessada participe e possa compreender e assimilar os benefícios dos mesmo a curto, médio e longo prazo.