segunda-feira, 16 de setembro de 2013

26 - Edição Especial no.5 - Erlangen e Andar de Bicicleta – duas coisas inseparáveis há décadas

Prezados amigos e leitores. É com enorme satisfação que lhes escrevo sobre esta encantadora cidade de Erlangen ao sudeste da Alemanha. Minha filha caçula vive lá há 6 anos e há 4 anos seguidos vou visitá-la e conviver um pouco com aquele povo ordeiro, inteligente, consciente e educado. Erlangen foi minha inspiração e foi a cidade que despertou em mim essa vontade de implementar em Pedro Leopoldo uma estrutura cicloviária decente. É impressionante como aquela cidade é amiga da bicicleta, dos pedestres e do meio ambiente. Parabéns a todos os cidadãos, que souberam exigir a partir de 1972 dos então administradores da cidade, uma cidade para as pessoas e tudo que hoje têm e podem orgulhosamente desfrutar.
Leiam a seguir o que diz o prefeito  dessa pequena cidade ( no tamanho)  porém  (grande)  amiga da bicicleta como vocês poderão constatar nas fotos e vídeos por mim produzidos e aqui postados da cidade de Erlangen.
 Na foto o Prefeito de Erlangen pedalando para o trabalho.
"As medidas de incentivo ao uso da bicicleta foram premiadas por duas vezes com o prêmio de capital alemã de proteção à natureza e meio-ambiente em 1990 e 1991. A cidade foi desde então condecorada várias vezes como  Comunidade Amiga da Bicicleta.Na longa tradição de Erlangen como uma cidade amiga da bicicleta também está incluído  o mapa de ciclovias  e ciclo faixas da cidade, que já está em sua sexta edição.Pela criação desse mapa eu, Siegfried Balleis  prefeito de Erlangen,  gostaria de agradecer ao Instituto de Desenvolvimento Urbano e Planejamento de nossa cidade o qual com certeza  tem colaborado para que muitos passem a usar mais a bicicleta e com mais segurança e informação.Quem vai de bicicleta para o trabalho ou a utiliza durante o tempo de lazer não só faz bem para sua saúde, como protege o meio ambiente e reduz o tráfego de veículos na cidade. Além de Erlangen, muitos outros municípios reconheceram a importância da bicicleta como um meio de transporte que protege o meio-ambiente e favorece a saúde. No recém fundado grupo de trabalho “comunidades amigas da bicicleta” com base na Baviera a cidade dos Huguenotes (como Erlangen é conhecida) contribui com o seu know-how e assume a liderança desse grupo. Gostaria também de pedir para que todos os participantes no trânsito se respeitem. Somente assim a mobilidade na cidade se tornará ainda mais segura e agradável do que já é.
          Uma condução segura deseja,"
Dr. Siegfried BalleisPrefeito
                                    

Exemplos da infra estrutura cicloviária montada para  dar condições de tráfego com as bicicletas a todos moradores e visitantes que optarem por utilizar a bicicleta como meio de transporte em Erlangen.
Em todos os cruzamentos as ciclofaixas são da mesma cor da usada nas calçadas, fora dos cruzamentos, é uma faixa branca demarcando-a.


Educar e ensinar a utilizar a bicicleta, desde criança.



Pátio de escola onde as crianças menores de 12 anos de idade recebem ensinamentos de como se comportar de bicicleta no trânsito.








E onde também a policia realiza exames de habilitação destas crianças.
Se aprovadas recebem permissão para conduzir a bicicleta na cidade desacompanhada, se não só poderáo conduzir a bicicleta acompanhada dos pais.




Apoio aos ciclistas
Oficina de bicicletas, onde o proprietário da bicicleta é quem executa pequenos consertos acompanhado
pela supervisão de mecânicos competentes e poliglotas. A oficina cede as ferramentas necessárias sem cobrar a mão de obra, cobra somente o preço das peças trocadas.



Os mecânicos que lá trabalham o fazem voluntariamente e a cada dia uma nova equipe se reveza. São 5 equipes de 6 pessoas. Na foto eu mesmo tentando consertar a minha bike junto com a equipe de mecânicos voluntários da sexta-feira, quando tive a oportunidade de conhecer duas pessoas fantásticas e dedicadas no ensino da mecânica da bicicleta : Howard e Heiner um dos fundadores da oficina.                                                                                             

 Na foto ao lado, o mecânico Howard com quem fiz uma rápida amizade e as brincadeiras foram surgindo.
Parabéns para estes mecânicos que dedicam voluntáriamente 3 hs semanais do tempo deles para instruir e ajudar aos ciclistas de Erlangen e visitantes, num clima alegre e descontraído. Mecânicos poligotas, pois muitos estrangeiros vivem e visitam Erlangen.
Suportes para manter as bicicletas suspensas localizados do lado de fora da oficina para que os próprios ciclistas executem o conserto ou manutenção de sua bicicleta quando os da parte interna estiverem todos ocupados ou se o cliente preferir executar o serviço na parte externa.









A oficina fornece toda ferramenta necessária aos ciclistas. Foto ao lado, lê-se : Ferramentas. Utilize-as e as coloque aqui.



Mecânico (Howard) me orientando no conserto de minha bike. Linguagem usada: English.



Infraestruturas cicloviárias na cidade.
O ciclista encontra paraciclos em todo lugar a que se destina, seja a passeio, a compras ou a lazer. Na foto estaciono a minha bike em frente a um centro comercial


Tampas de boeiros em sentido transversal à pista, evitando assim que o pneu da bicicleta penetre na tampa.





Paraciclos em supermercados ejunto  a bares e restaurantes no lugar de uma vaga de estacionamento de autos com proteção às bicicletas para que  os carros ao estacionar não cheguem junto das mesmas (placa vermelha e branca protegendo as bicicletas da aproximação excessiva do carro).

Mapa da infra estrutura de ciclovias, ciclofaixas e ruas compartilhadas abrangendo todas as vias da cidade. O ciclista pedala pela cidade com 100% de segurança, pois todas as vias são devidamente sinalizadas e os motoristas dos veículos obedecem à prioridade que a bicicleta tem sobre os mesmos. Assim também como os ciclistas respeitam os pedestres, dando prioridade aos mesmos nas vias compartilhadas. A cidade é toda interligada por ciclofaixas e ciclovias onde quer que você vá. Os traços vermelhos no mapa são ciclofaixas e ciclovias, na cidade, no campo, nas florestas e ao longo dos rios e estradas.




Na necessidade de alugar bicicletas existe o serviço o qual é prestado pela DB  empresa estatal que administra os transportes coletivos na cidade. Este posto está situado na estação ferroviária principal da cidade.


Vista de um cruzamento no hiper centro onde pode-se ver a infraestrutura de ciclofaixas as quais  são padronizadas na cor vermelha  em toda cidade da Alemanha. Em Erlangen as mesmas são pintadas  quando nas vias e quando na calçada são do mesmo piso do passeio, porém com bloquetes na cor vermelha. 

Mais infraestrutura à disposição dos ciclistas
A infraestrutura cicloviária em Erlangen cobre 100% da cidade. Veja nesse vídeo as ciclofaixas em bairro distante 8 km do centro que filmei de dentro de um ônibus urbano.

Os ciclistas que desejam ir para outra cidade ou bairro de trem podem levar a sua bicicleta em vagões a esse fim destinados.




Caso não queira levar a bicicleta a mesma pode ficar estacionada em paraciclos na estação ferroviária.










Vídeo de ensinamento para ciclistas infantis realizado em escola com apoio da guarda de trânsito, os quais trazem todo o material necessário (bicicletas, vestimentas, sinalização vertical e cones) para uma perfeita simulação das condições no trânsito. Além destes ensinamentos as crianças recebem ao final do curso treinamento real no trânsito em vias de pouco movimento próxima à escola. Por fim é realizado um teste de aptidão. Essa é a formação que os alemães recebem nesta encantadora cidade de Erlangen. Parabéns aos seus administradores. Exemplos que devem ser seguidos mundialmente.


Mais algumas fotos da infraestrutura cicloviária, pelos bairros da cidade, pelos campos , florestas e rios que ficam somente a 3 ou 4 km do centro da cidade. A área verde é espetacular.
 Nas calçadas as ciclofaixas são do mesmo piso e vermelha.

Vias  de velocidade maxima 30 km/hora

Ciclovias que cortam o campo e florestas interligando bairros.

Ciclovia ao longo das margens dos rios.

















Ciclovia ao longo da estrada.
Infraestrutura de apoio aos pedestres
Calçadões com a preferencia para o pedestre
Rua , compartilhada com ciclistas


Ruas para pedestres  ciclistas conduzem a bike empurrando-a.          Passeios compartilhados com o ciclista

Aos meus amigos e seguidores, o meu muito obrigado pelas curtições,  e comentários.

Agradeço agora e sempre a ti Senhor pelas postagens que me ajudastes a fazer..








Um comentário:

Gisnaldo Amorim e Junia Sales disse...

MUITO BOM O CONTEÚDO DO SEU BLOG SOBRE AS BICICLETAS EM PEDRO LEOPOLDO....JÁ PASSOU DA HORA DE SURGIREM PROPOSTAS CONCRETAS DO PODERE PÙBLICO EM TERMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AO USO DAS BICICLETAS POR AQUI...

PARABÉNS MEU QUERIDO PAULO... ADIMIRO MUITO O SEU TRABALHO...CONTINUE SEMPRE FIRME NESTE SAUDÁVEL E IMPORTANTE PROJETO...